Subsecretário do Conselho Pontifício para os Leigos, Doutor Honoris Causa
Guzmán Carriquiry distinguido pela Universidade argentina FASTA
MAR DEL PLATA, (Arg)
- No próximo dia 26 de agosto, o doutor Guzmán Carriquiry Lecour, subsecretário do Conselho Pontifício para os Leigos, será investido do título de doutor honoris causa pela universidade FASTA de Mar del Plata, Argentina.

Sua visita se produz no marco da entrega da distinção acadêmica como doutor honoris causa que lhe fará a Universidade FASTA. O reconhecimento - informa a Zenit a Subsecretaria de Comunicações da Universidade FASTA - pretende «destacar a comprometida, testemunhal e serviçal tarefa de Guzmán na Santa Igreja, sendo o leigo de maior cargo dentro da Cúria Romana».
Na oportunidade, o doutor Carriquiry realizará sua lectio magistralis intitulada «A 60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem». Realizará a laudatio do doutorando o reitor da Universidade FASTA, Juan Carlos Mena.
Guzmán Miguel Carriquiry Lecour, indica a Universidade, «é um dos mais relevantes leigos católicos de nosso tempo. Com sua hombridade e suas grandes virtudes pessoais, dá um valente testemunho na defesa e propagação da fé e realiza brilhantes contribuições à vida acadêmica».
O doutor Carriquiry é egresso da Universidade da República Oriental do Uruguai, dos cursos de Direito e Ciências Sociais, sendo diplomado como «Doutor em Direito e Ciências Sociais».
Teve diversas responsabilidades na Santa Sé, participou como especialista «auditor» em quatro Assembléias do Sínodo Mundial de Bispos, por respectivas designações de Paulo VI e João Paulo II (1974, 1980, 1987, 1997). Teve decisiva participação em delegações oficiais da Santa Sé em conferências das Nações Unidas.
Participou de mais de 50 congressos internacionais de organizações internacionais católicas, enviado como delegado da Santa Sé. Foi perito, por designação pontifícia, na III, na IV e na V Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano (Puebla, 1979; Santo Domingo, 1992; Aparecida, 2007) e participante em numerosas outras conferências, congressos e seminários na América Latina. Teve responsabilidade organizativa de Encontros Mundiais de Jovens com o Santo Padre.
Autor de numerosos livros e publicações, entre as quais se assinalam «Uma aposta pela América Latina» (Buenos Aires, 2005, com prólogo do cardeal Jorge Bergoglio); «América Latina: catolicidade e globalização» e muitos outros.
Guzmán Carriquiry, assinala a Universidade FASTA, «é promotor dos novos movimentos e comunidades eclesiais; permanente protagonista e animador dos espaços de encontro e evangelização próprios dos leigos da Igreja».
Fonte:ZENIT.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário