A ONU E O MUNDO CELEBRAM DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Cidade do Vaticano, 13 ago (RV)
- As Nações Unidas marcaram ontem o Dia Internacional da Juventude. Com o tema: "Jovens e Mudança Climática: Hora de Ação", a data foi celebrada com eventos em várias partes do mundo sobre proteção ambiental e promoção de ações comunitárias para combater o aquecimento global.
De acordo com a seção de Estatísticas do Departamento Econômico e Social das Nações Unidas, os jovens representam mais de 17% da população mundial.
São considerados jovens pessoas entre 15 e 24 anos. A data também foi uma ocasião para a Rede Latino-Americana de Juventudes Rurais (Relajur) recordar que “nesse cenário, lamentavelmente, a juventude rural é muito pouco considerada.
Isto parece um paradoxo, já que a América Latina é uma região produtora de alimentos por excelência, exportadora de uma porcentagem significativa dos alimentos no mundo e tem uma população rural significativa".
Por sua vez, os jovens reunidos no I Encontro de Jovens Nordestinos Pela Paz, realizado em Timon, no Maranhão, nos dias 9 e 10 de agosto, divulgaram um manifesto "Por outro Brasil possível", na tentativa de fazer ecoar em meio ao povo brasileiro e nos confins da única casa comum de toda a humanidade - a terra -, o nosso grito de paz.
Um relatório da Organização Internacional do Trabalho, divulgado em 2007, revelou uma realidade amarga à espera dos jovens quando chegam ao mercado de trabalho.
Segundo o informe, o desemprego, a informalidade e a inatividade restringem as oportunidades para a juventude, limitando o potencial da região em impulsionar o crescimento econômico e em lutar contra a pobreza. (CM)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário