BISPOS DE EL SALVADOR: REANUNCIAR O EVANGELHO
Centro de San Salvador
San Salvador, 14 ago (RV) - Os bispos de El Salvador publicaram um documento sobre a situação nacional e os desafios pastorais no país, à vigília do lançamento, domingo próximo, da missão continental decidida na Conferência de Aparecida.
“Com alegria – afirmam os bispos – reconhecemos que encontrar o Senhor é a melhor coisa da nossa vida e por isto sentimos o desejo impelente de partilhar esta nossa experiência com todos os nossos irmãos, de modo especial com aqueles que, por razões que só Deus sabe, abandonaram a Igreja ou dela se afastaram”.
Ao lembrar a fé religiosa profunda dos salvadorenhos, os bispos destacam que é importante para o presente e o futuro da nação poder “continuar a cultivar esta fé nas paróquias, nas associações, nos movimentos apostólicos, nos estabelecimentos de ensino e sobretudo nas famílias”.
Para isto – ressalta o episcopado salvadorenho – só temos uma alternativa: “declarar-se todos em estado de missão permanente, compreendida como tempo de graça, caminho de renovação pessoal, social e pastoral.
Só assim poderemos dar respostas adequadas aos grandes desafios da nossa época”, incluindo os que o país enfrenta nos diversos âmbitos, da economia à política”.
Por fim os bispos ressaltam as prioridades da Igreja: em primeiro lugar, a palavra de Deus, a pastoral bíblica; a liturgia, que deve ser sempre colocada no centro da vida, em particular os sacramentos da iniciação cristã; conclamar todos os fiéis a trabalharem para construir a Igreja como casa e escola de comunhão.
Os bispos salvadorenhos destacam, por fim, que ninguém pode subtrair-se ao dever da solidariedade, de modo especial com os pobres, os aflitos e os enfermos.
“Quantas vezes os que sofrem nos evangelizam!”, exclamam os bispos que arrematam dizendo: “no reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos se joga a fidelidade da Igreja a Jesus”. (PL)
Fonte:RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário