PAPA CONVIDADO À CHINA
Pequim,
- Dom Giuseppe Li-Shan, bispo de Pequim nomeado pelo governo chinês e também reconhecido pelo Vaticano, convidou o papa Bento XVI para visitar a China.
O convite foi feito através dos microfones da Rede de TV estatal italiana, RAI, à margem dos Jogos Olímpicos.
“Esperamos muito que Bento XVI venha à China. É um grande desejo que temos, e há muito esperamos por isso - disse dom Li -Shan, que acrescentou que as relações com o Vaticano estão cada vez melhores, e pode-se dizer que registramos evoluções importantes”.
O bispo de Pequim lembrou que na China existem entre oito e dez milhões de fiéis católicos; e em Pequim, por volta de 20 igrejas, onde nos dias festivos são celebradas três ou quatro missas, com cerca de três mil fiéis para cada rito.
Na República Popular da China existe uma Igreja Católica ‘oficial’, reunida na “Associação Patriótica”, que conta com cerca de quatro milhões de fiéis, mas estima-se que o número real de católicos seja mais que o dobro.
Ontem, o jornal da Santa Sé “L’Osservatore Romano” ressaltou em um artigo que as Olimpíadas disputadas atualmente na China “podem se tornar, para Europa e para todo o mundo, uma oportunidade de passar, de uma atitude ambivalente e ambígua, provocada pelo medo, a uma outra marcada pelo diálogo com a China”.
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário