CELEBRADA NO MONTE TABOR FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO
Terra Santa,
- Centenas de fiéis e peregrinos participaram ontem de manhã no Monte Tabor, na Terra Santa, da solene celebração pela festa da Transfiguração, no santuário custodiado pelos frades franciscanos: sobretudo muitíssimas famílias e jovens provenientes de diversas paróquias latinas da Galiléia, mas também peregrinos.
A Eucaristia celebrada em língua árabe _ presidida pelo custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa _ teve lugar no Santuário da Transfiguração, igreja consagrada em 1924.
Ao término da missa, celebrantes e fiéis fizeram uma breve procissão até a capela chamada “Descendentibus”, uma capelinha erigida em memória da recomendação feita pelo Senhor aos discípulos _ testemunhas da Transfiguração _ a não contarem, antes da Ressurreição, o que tinham visto.
O Tabor, que se encontra na planície de Esdrelon, a pouca distância de Nazaré, é um monte consagrado por uma longa tradição cristã, e foi lugar de ásperas batalhas ao longo de séculos: assediado pelos turcos, foi sede de uma fortaleza sarracena, mas voltou, por fim, aos cristãos no Séc. XIII.
Hoje nesse santuário se podem ver ainda alguns traços de antigos mosaicos bizantinos e, ao lado da igreja, as ruínas do mosteiro beneditino do tempo das cruzadas, que testemunham que este é o monte venerado pelos antigos cristãos como lugar da Transfiguração.De fato, o Tabor foi identificado por Orígenes _ ao referir-se a uma tradição antiga que remonta à época apostólica _ como o “alto monte” do qual fala o Evangelho segundo Mateus. (RL)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário