PRESIDENTE DOS BISPOS TURCOS PEDE QUE IGREJA DE SÃO PAULO EM TARSO VOLTE A SER EDIFÍCIO DE CULTO
- O vigário apostólico na Anatólia e presidente da Conferência Episcopal Turca, Dom Luigi Padovese, há tempo leva avante uma batalha para transformar novamente em edifício de culto (atualmente museu) a igreja de São Paulo em Tarso, cidade natal do Apóstolo dos gentios.
O pedido, apoiado também pelo episcopado alemão e pela Santa Sé, se faz ainda mais intenso durante o Ano Paulino, bimilenário do nascimento do Santo, iniciado em junho passado.“Milhares de turistas vêm à Turquia e têm o desejo legítimo de rezar numa igreja e não num museu” _ disse Dom Padovese.
O prelado contou ao SIR (Serviço de Informação Religiosa) quantas promessas foram feitas nesse sentido, mas até então “nos foi permitido somente poder colocar uma cruz dentro do prédio e isentar de pagar o bilhete os grupos que anunciam previamente a sua visita”.
“Se há um avanço democrático que diz respeito ao Islã na Turquia e, portanto, a liberdade de viver a própria fé publicamente _ observou _, creio que pela mesma razão se devem aplicar esses direitos também às minorias religiosas.
”Para o presidente dos bispos turcos a igreja-museu de Tarso é, portanto, “um símbolo de como as autoridades centrais se orientam em relação aos cristãos”. (RL)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário