Dioceses australianas começam a acolher jovens peregrinos do mundo.
Chegada à diocese de Brisbane
Por Catherine SmibertChegada à diocese de Brisbane
SYDNEY, quinta-feira, 10 de julho de 2008.- As dioceses da Austrália começam a acolher os jovens peregrinos de diferentes países do mundo que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Sydney.
Em dias passados, Zenit viajou a Brisbane para ter uma impressão do itinerário que os jovens viverão nessa diocese.
O programa começou hoje e acabará no dia 14. A JMJ se celebra de 15 a 20 de julho.
Na catedral de Santo Estevão, o centro da ação, a equipe da JMJ falou à Zenit das graças experimentadas até agora, incluindo a história do grupo de jovens que esteve talhando 145 hastes para os guias dos peregrinos de Brisbane.
Faye Conway, oficial do Secretariado do Projeto da JMJ de Brisbane, explicou à Zenit como a empresa BoysTown, fundada pelos irmãos de La Salle para jovens marginalizados, decidiu talhar cada haste de madeira de azinheira australiana.
«No verdadeiro estilo de BoysTown, estas dezenas de jovens [...] que estão por trás do trabalho da madeira foram supervisionadas por dois artesãos e aprenderam diferentes habilidades enquanto respondiam a este desafio para nós», explicou.
Conway disse sentir-se impressionado pela generosidade da oferta do gerente geral de BoysTown, John Perry, de produzir e expedir os inestimáveis objetos livres de encargos a partir dos escritórios de Port Pirie, no sul. Perry reconheceu a desafiante natureza de uma tarefa que supôs «o desenho de um adequado processo de manufatura para uma fábrica que normalmente está especializada em bancos de cozinha».
Acrescentou que «é digno de mérito ver o sentimento de conquista e entusiasmo dos jovens envolvidos ao ver que seu trabalho de artesanato servirá para participar neste evento especial». Estas hastes, normalmente associadas a viagens de peregrinação, serão entregues aos guias de grupo da JMJ da Arquidiocese de Brisbane em uma cerimônia especial, em 14 de julho, antes da chegada a Sydney.
Justamente antes deste evento, no sábado 12 de julho, mais de 3 mil peregrinos de Brisbane iniciarão o dia com uma oração em uma das 5 igrejas escolhidas. Depois caminharão pelas ruas da cidade até Roma Street Parklands, onde a Festa da Fé oferecerá música, entretenimento e comida. O arcebispo John Bathersby presidirá uma cerimônia conclusiva.
O coordenador executivo dos Dias na Diocese de Brisbane, Michael Hart, explicou que este tempo de oração «levará a equipe a um dia repleto de atividades com três elementos principais, intitulados ‘O Coração da Cidade’, que introduzirá todos os jovens visitantes, famílias anfitriãs e a comunidade católica e cívica em geral dentro da cidade para uma inspiradora celebração de fé e vida».
Para ver como Brisbane preparou-se, pode-se entrar em seu renovado site lançado esta semana: http://www.wydbrisbane.org.au/.
Fonte:ZENIT.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário