A BÍBLIA É BASE DO ANÚNCIO CRISTÃO
Arcebispo Dom Gianfranco Ravasi
- Para dom Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja, o objetivo primário do Sínodo é “levar de volta, plena e intensamente, a Palavra de Deus à comunidade eclesial, e usar esta Palavra para sua missão”. Segundo o grande biblista, devem ser indicados todos os percursos indispensáveis, que estimulem o retorno à Palavra, no contexto da comunidade eclesial.
“Depois do Concilio Vaticano II – explica o arcebispo – a Igreja se re-apropriou da Bíblia de modo entusiasta e fecundo. Mas como sempre acontece, seguiu-se um período de reflexão, de estagnação; e o Sínodo, agora, tem justamente a tarefa de atrair a atenção não apenas para a Palavra em si, mas também para sua repercussão, seu eco, sua presença no dia a dia da vida pastoral, das vicissitudes do fiel”.
Na mesma linha de dom Ravasi, padre Federico Lombardi, diretor Geral da RV e da Sala de Imprensa da Santa Sé, afirma, realisticamente, que “ainda há muito a se fazer para difundir a familiaridade, o uso, a leitura e a meditação freqüente das Sagradas Escrituras entre os cristãos. Segundo pe. Lombardi, o costume de rezar a partir das Escrituras é a base de todo anúncio cristão no mundo moderno e no diálogo com suas culturas.
“Talvez nem todos entendam – continua pe. Lombardi – mas a Igreja inteira, ao redor do Sínodo, se prepara para viver um momento intenso de reflexão e oração. Estamos no coração de sua identidade, na fonte de sua vitalidade, sob a ação do Espírito de Deus” - conclui o diretor da Sala de Imprensa. (CM)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário