AUDIÊNCIA GERAL: PAULO ANUNCIA CRISTO "SENHOR" À COMUNIDADE CRISTÃ NASCENTE
Cidade do Vaticano, 22 out (RV)
- Bento XVI continuou esta manhã a sua série de catequeses sobre a pessoa de São Paulo, no âmbito do ano jubilar de seus dois mil anos de nascimento, ao falar aos milhares de peregrinos e fiéis, que superlotavam a Praça São Pedro, no Vaticano, para a Audiência Geral.
Em sua reflexão, o Santo Padre recordou que o Apóstolo dos Gentios não se preocupou tanto em narrar, à comunidade cristã nascente, os fatos isolados da vida de Jesus, mas “a anunciar Cristo como Senhor, vivo e presente entre seu povo”.
Para compreender Cristo encarnado, crucificado, ressuscitado e vivo, é preciso levar em conta, disse o Papa, a idéia da Sabedoria preexistente no mundo, sobre a qual fala o Antigo Testamento: Cristo, em sua condição de Filho, vive eternamente com o Pai.
Com a sua Encarnação, explicou o Pontífice, sem deixar de ser Deus, Ele adquiriu algo que, certamente, não tinha: a condição humana, a ponto de se tornar Servo, para resgatá-la e salvá-la.
Com a sua glorificação, Cristo “que é força e sabedoria de Deus” também é para nós “sabedoria, justiça, santificação e redenção”.
Outra formulação da cristologia paulina é a exaltação da primazia de Cristo sobre todas as coisas: Ele é o Primogênito dos que amam a Deus e foram chamados a serem imagens do seu Filho.
Ao término da sua catequese semanal, Bento XVI cumprimentou os presentes na Praça São Pedro em dez línguas, entre as quais o português.
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário