ÍNDIA É EXEMPLO DE DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO.
Nova Délhi,
- “Séculos de coexistência de várias culturas e religiões tornaram a Índia um exemplo vivo do diálogo inter-religioso.” Com essas palavras, o arcebispo de Ranchi, Cardeal Telesphore Placidus Toppo, se pronunciou no âmbito de um encontro promovido pela Comissão para a educação e a cultura da Conferência Episcopal da Índia sobre o tema “Os desafios culturais para a missão cristã no Séc. XXI”.
Cerca de 140 religiosos, sacerdotes e bispos participaram do evento eclesial refletindo sobre o papel que o respeito pelas várias culturas desempenha para favorecer o diálogo entre as religiões.
O purpurado indiano explicou aos presentes que a Índia representa, nesse sentido, um modelo para o mundo inteiro, graças à sua herança histórica privilegiada e a seu grande patrimônio de fé.
“Todavia _ continuou o Cardeal Toppo _ temos ainda diante de nós um caminho a percorrer para criar um sentido de pertença e de unidade”, caminho esse indicado pelo Santo Padre: “Construir pontes de amizade com os seguidores de todas as religiões a fim de buscar o bem autêntico de toda pessoa e da sociedade em seu conjunto”.
Foi também feita referência às hostilidades dos extremistas hindus em relação aos cristãos, sobretudo em alguns Estados da Índia como o Gujarat e Orissa.
De fato, os cristãos são acusados de violar a “hindutwa”, a identificação entre a Índia e o hinduísmo defendida por algumas correntes intolerantes.
Nesse sentido, é fundamental o papel desempenhado pelas comunidades cristãs “portadoras de harmonia nas relações entre as várias etnias”. (RL)
Fonte: RV
Um comentário:
O "Globo Repórter" mostra a Índia um país asiático inspirado na novela "Caminho nas Índias".
Postar um comentário