PONTIFICIA ACADEMIA PARA A VIDA ORGANIZA CONGRESSO EM ITAICI
Cidade do Vaticano, 03 nov (RV)
- A Pontifícia Academia para a Vida promoverá em Itaici, município de Indaiatuba (SP), de 25 a 28 de novembro, um Congresso Internacional sobre o tema: “Pessoa, cultura da vida, cultura da morte”. Em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, este será o primeiro Congresso que se realizará fora de Roma. A idéia partiu do padre Aníbal Gil Lopes, um dos três brasileiros membros da Pontifícia Academia para a Vida, que é médico e professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Todos os anos, explica Padre Anibal, a Pontifícia Academia promove um Congresso, que precede a sua Assembléia Geral. Então sugeri, para que o encontro tivesse sentido mais pastoral, que fosse realizado através de congressos em diferentes regiões do mundo”.
O sacerdote destaca, entre outros, alguns dos temas que serão debatidos no Congresso de Itaici: “A questão da eutanásia”, um tema candente particularmente na Europa, mas que no Brasil já dá seus primeiros passos; “As grandes questões ligadas à vida”. O aumento da expectativa da vida traz um problema econômico, ligado às aposentadorias, às pensões e a uma redução progressiva da taxa de natalidade. Todas essas abordagens conduzem à legalização da eutanásia, que já ocorreu em diversos países da Europa, esclarece Pe. Aníbal.Para ele, o Congresso é uma oportunidade para os bispos, padres e professores de Teologia moral e ética se aproximarem da discussão acadêmica sobre a fundamentação científica, na perspectiva católica, das grandes questões ligadas à vida. Um Congresso como este, concluiu Pe. Aníbal, poderá ser um fator extremamente importante para a disseminação de idéias, argumentos, estudos, subsídios para que a Igreja possa, nos diferentes continentes, enfrentar os diversos desafios que atentam contra a dignidade da vida. (MT)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário