O novo co-presidente é Giancarlo Faletti
08/07/2008
Maria Voce, uma dentre as mais estreitas colaboradoras de Chiara Lubich é a nova presidente do Movimento dos Focolares.
Foi eleita ontem de manhã, em Castelgandolfo, pela Assembléia Geral do Movimento, quase por unanimidade.
O novo co-presidente é Giancarlo Faletti, até então co-responsável pelo Movimento em Roma.Depois do falecimento de Chiara Lubich, em 14 de março passado, e com a eleição de Maria Voce e Giancarlo Faletti, o Movimento vive uma nova etapa da sua história, porque efetua-se a transição de Chiara e das primeiras e primeiros focolarinos, que iniciaram o Movimento e até agora o conduziram.
Nas suas primeiras palavras a nova presidente dirigiu antes de tudo a eles o seu agradecimento, pela confiança com a qual acompanharam esta transição. Disse estar “mais do que certa de ter neles os seus primeiros colaboradores”.
A função da nova presidente será, obviamente, diferente daquela exercida por Chiara durante mais de 60 anos. Ela mesma o afirmou várias vezes, dizendo que “não será uma única pessoa que a substituirá” mas “um corpo” de pessoas: o Conselho geral, juntamente com a presidente em comunhão com o co-presidente, a fim de garantir sempre o carisma da unidade.
Maria Voce nasceu em Ajello Calabro, em 16 de julho de 1937. Conheceu o Movimento em 1959 e vive a 44 anos na comunidade do focolare. Estudou teologia e direito canônico e nos últimos anos, dedicou-se particularmente ao recente trabalho de atualização dos Estatutos gerais do Movimento. É uma das responsáveis por “Comunhão e Direito”, rede de profissionais e estudiosos do campo da justiça, recentemente fundada no âmbito do Movimento. É também membro da Escola Abba, Centro de estudos interdisciplinares. Possui uma experiência direta no campo ecumênico e inter-religioso, tendo vivido na Turquia por dez anos, de 1978 a 1988, e estabelecido diretas relações com o Patriarcado ortodoxo de Constantinopla, e também com o patriarca atual, Bartolomeu I, com lideres de outras Igrejas cristãs, e com o mundo muçulmano.
Giancarlo Faletti nasceu em Asti (Piemonte – Itália) em 14 de setembro de 1940, numa família de origem camponesa, com o pai operário e a mãe dona-de-casa, rica de sensibilidade social. Embora em um ambiente não próximo à Igreja amadureceu cedo nele a decisão por um forte empenho social, seja no mundo juvenil que no voluntariado cristão, ao lado de quem mais sofre e vive em condições de pobreza. Com 19 anos ficou fascinado pelo ideal de fraternidade e unidade do Movimento dos Focolares e com 25 anos amadureceu a decisão de doar-se a Deus no focolare. Após ter concluído estudos de economia foi dirigente em uma instituição bancária. Além de Roma foi responsável pelo Movimento em Gênova e no Lácio. Foi ordenado sacerdote no início de suas funções como responsável em Roma.As primeiras votações da Assembléia geral – composta por 496 delegados com direito a voto, dos cinco continentes – ocorridas neste sábado, dia 5, haviam demonstrado a necessidade de uma pausa para reflexão e de um aprofundamento da comunhão. Ontem de manhã, na primeira sessão de voto, a nova presidente foi eleita praticamente por unanimidade e o co-presidente na primeira votação, com mais de dois terços dos votos, como prevêem os Estatutos. Nos próximos dias se procederá à eleição dos conselheiros.
Fonte : Movimento dos Focolares
Nenhum comentário:
Postar um comentário