PAPA QUER LEVAR ESPERANÇA AO POVO AFRICANO
Cidade do Vaticano,
- “Certamente a África, com seus graves problemas, está presente nas palavras e no coração do papa, mas uma viagem sempre tem um significado fortíssimo de participação, de presença, de contato direto”.
Assim, pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa, da RV e do CTV, comentou a visita do papa a Camarões e Angola, em sua última edição de ‘Octava Dies’, semanário do Centro Televisivo Vaticano.Bento XVI realizará sua primeira viagem ao continente em março próximo. Segundo pe. Lombardi, o objetivo da visita é dar esperança a seus povos, que sofrem com a violência e a pobreza. 2009 será também o ano da Assembléia especial do Sínodo dos Bispos para a África, e a visita de Bento XVI terá um papel fundamental em sua preparação: toda a Igreja dirigirá seu olhar ao continente.
“João Paulo II, que havia dedicado à África uma atenção apaixonada – chegando a receber o apelido de ‘João Paulo II, o africano’ – não pôde voltar ao continente nos últimos anos de pontificado: suas últimas breves viagens se realizaram à Nigéria, em 98, e ao Egito e ao Sinai, em 2000”.
“Todos temos em nossos olhos imagens dramáticas de conflitos e de pobreza, mas também uma extraordinária vitalidade daquele continente, que é preciso libertar, animar, sustentar e orientar, a fim de que os africanos possam construir a África com dignidade e esperança. Uma mensagem de esperança: é certamente isso que o papa Bento XVI levará à terra africana”, afirmou Pe. Lombardi. (CM)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário