A PROGRAMAÇÃO DO PAPA EM LOURDES
Foto do Centro de Lourdes - Praça Peyramale
Lourdes, 13 set (RV)
-A chegada do papa a Lourdes está prevista para as 18h locais, depois de um vôo até Tarbes e um percurso de 15 minutos em helicóptero, que o deixará no estádio da cidade mariana.
Ali, será acolhido de modo informal pelo prefeito e algumas autoridades civis, e partirá de papa-móvel para as duas primeiras etapas do ‘Caminho do Jubileu’."Moinho Bolly" - Casa da família de Bernadette Soubirous
O ‘Caminho’ é um percurso que todo peregrino que vai a Lourdes este ano é convidado a fazer, e inclui quatro lugares ligados à vida de Bernadette: a fonte na qual foi batizada; a casa onde viveu com a família; a gruta onde ocorreram as aparições, e a capela na qual recebeu a primeira comunhão.
Na primeira etapa, a igreja, o papa será acolhido pelo pároco, que o acompanhará em um breve momento de oração e à fonte batismal onde a menina Bernadette recebeu o primeiro sacramento. O papa rezará a oração específica e o pai-nosso.
Foto da fachada do "cachot" na época de Sta. Bernadette - Rua "des Petits-Fossés"
Em seguida, o cortejo vai se transferir à casa de Santa Bernadette, chamada ‘cachot’, (prisão), pois a residência havia sido no passado um cárcere, e que após ter sido abandonado, foi ocupado pela pobre família da menina.
Nesta etapa, Bento XVI estará acompanhado pelo bispo de Tarbes e Lourdes, dom Jacques Perrier.
Foto do autêntico Rosário, exposto no "cachot"
O programa prevê que o papa reze a oração, beije o Rosário de Bernadette e enquanto um coral entoa o ‘Ave Maria de Lourdes’, ele reze a oração a Maria.
Gruta de Massabielle
Em seguida, ainda de papa-móvel, o papa será levado à Gruta, coração do Santuário.
Com o bispo, ele passará diante da fonte e beberá de sua água, oferecida por uma criança. O papa deve acender um círio e se retirar, em silêncio, antes de ler a oração da 3ª etapa do Jubileu. Rezará também uma Ave-Maria, sob as notas do Magnitifcat entoado pelo coral.
A 4ª etapa do ‘Caminho’, a capela onde Bernadette recebeu a primeira comunhão, encontra-se dentro do Hospital de Lourdes.
Esta visita está programada para a manhã de segunda-feira, último dia da viagem do papa.
Procissão das velas em torno da Basílica
Hoje, após o jantar, Bento XVI deixa o a Casa de Retiros São José, onde estará hospedado, e irá ao Santuário, para participar da Procissão de Velas, que se conclui diante da Basílica.
Entretanto, a chuva que caiu e continua ameaçando Lourdes hoje não diminuiu o ânimo de peregrinos e moradores em passear pelo mais importante santuário mariano da Europa.
Cerca de 200.000 pessoas são esperadas para a missa que Bento XVI presidirá amanhã.
Foto de rua central de Lourdes
Imagem parcial dos Pirineus, vista do centro de Lourdes
Hoje, Lourdes é a segunda cidade da França em número de hotéis: 270, além de 13 acampamentos .
No Santuário, trabalham mais de 430 funcionários, sem contar os religiosos e religiosas, com os quais esse total alcança 500 pessoas. Assim sendo, a vida pastoral e litúrgica do Santuário depende de serviços especializados em organização, administração, contabilidade, comunicação, planificação dos grupos e recepção dos doentes.
O Santuário de Lourdes também conta com mais de 200 mil voluntários que se dedicam especialmente ao atendimento dos doentes. Esses voluntários pertencem à Hospitalidade Nossa Senhora de Lourdes ou à organizações diocesanas ou a grandes organismos, tais como as italianas UNITALSI e OPTAL. São pessoas que provêm de vários lugares do mundo para consagrar seu tempo ao serviço dos doentes e do Santuário, ao longo de todo o ano.
Vista da duas Basilicas do Santuàrio, tendo o Rio Gave à esquerdaEste ano, o trabalho é muito maior: Constata-se um aumento de mais de 60% no número dos peregrinos em relação aos anos passados, o que faz prever uma freqüência da ordem de nove a dez milhões de peregrinos até o fim do Ano Jubilar. (CM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário