
Cidade do Vaticano, 30 mai (RV) -
Hoje, 30 de maio, é o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, e para a ocasião, o Cardeal Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, escreveu uma Carta para o Clero evidenciando a importância da oração como fonte do trabalho sacerdotal.
O Cardeal Hummes ressalta a importância de se dar prioridade à oração em relação à ação, porque dela “depende a incisividade da ação”. O Cardeal recorda que a missão da Igreja depende em grande medida da relação pessoal de cada um com Deus.
O Prefeito da Congregação para o Clero pede aos sacerdotes que não cedam à tentação de ver a sua missão como “um inevitável e indelegável peso, já assumido, que se deve cumprir mecanicamente, com um programa pastoral organizado e coerente”. O Cardeal lembra que o sacerdócio é “a vocação e o caminho”, apontando que a “única medida adequada, face à nossa Santa Vocação, é a radicalidade”.
“A celebração quotidiana da eucaristia - escreve - não se pode limitar ao cumprimento de uma “tarefa pastoral ou uma exigência da comunidade”, mas “pela necessidade pessoal absoluta que dela sentimos, como a única razão adequada para uma existência presbiteral completa”.
O Prefeito da Congregação do Clero termina a Carta apontando Maria como presença “imprescindível de toda a vida sacerdotal”, e recorda o apelo de João Paulo II por “um movimento de oração que ponha no centro a Adoração Eucarística contínua”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário