A ORAÇÃO E A SOLIDARIEDADE CONCRETA DA COMUNIDADE CATÓLICA ÀS VÍTIMAS DO TERREMOTO NA CHINA
Pequim, 13 mai (RV) - O mundo católico tem expressado a sua plena solidariedade e oração à população chinesa atingida pelo terremoto. A Igreja católica chinesa reza e está ativa na linha de frente na zona sacudida pelo abalo sísmico, sobretudo mediante as dioceses atingidas pelo movimento telúrico.
Até agora os mortos apurados são 12 mil. Segundo as últimas informações obtidas pela agência missionária Fides, nas dioceses católicas cerca de quarenta igrejas da Diocese de Cheng Du, capital da província de Sichuan, foram danificadas, entre as quais uma igreja antiga que ruiu completamente.
Segundo um sacerdote da Diocese de Chong Quing, dez igrejas foram danificadas. Na Diocese de Nan Chong três igrejas apresentam rachaduras longas e profundas, de modo a comprometer toda a estrutura do prédio. Os fiéis organizaram imediatamente encontros noturnos de oração e já recolheram os primeiros fundos.
A Diocese de Yi Bin, que se encontra a 300Km do epicentro do sismo, se mobilizou imediatamente para levar ajuda e solidariedade.Por fim, preocupa a situação do território na paróquia de Ya An, da Diocese de Le Shan, que foi duramente atingida. Ainda não é possível entrar em contato com essas comunidades. Atualmente se pode comunicar com a zona do epicentro somente através de telefone satélite. (RL)
Fonte: Rádio Vaticano