Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

sábado, 24 de maio de 2008

REPORTAGEM DA FESTA DE CORPUS CHRISTI EM SANTANA DO PARNAÍBA


Festa de Corpus Christi na cidade histórica de Santana do Parnaíba - São Paulo - Brasil
Igreja Matriz de Santa Ana em Santana do Parnaíba

O dia amanheceu radioso, como se a própria natureza tivesse decidido homenagear o Rei dos Reis. O sol brilhava no céu azul quase sem nuvens, dissipando o friozinho da manhã de outono.
A convite, tínhamos resolvido celebrar
o dia de Corpus Christi em Santana do Parnaíba. É uma encantadora e pequena cidade histórica, que faz parte do circuito dos Bandeirantes. Dista cerca de 40 quilômetros de São Paulo. Foi fundada às margens do Tietê em 1580. Este é um dos cursos d’água seguidos pelos desbravadores do Brasil, na sua procura por ouro e pedras preciosas, no século XVII. Esta cidade é uma das que conservam a tradição de ornamentar as ruas com tapetes de serragens coloridas para a passagem da procissão do Santíssimo, que coroa as festividades de Corpus Christi.
Saímos cedo, por volta das oito horas, para evitar o acúmulo de
pessoas esperadas para o evento, que segundo a prefeitura local seria de 65.000 visitantes, e também para poder apreciar a feitura dos tapetes pela população local. Este trabalho estava programado para ser iniciado às seis horas da manhã.
Assim, quando chegamos ao centro histórico de Santana do Parnaíba, com suas ruas de casas coloniais, perfeitamente conservadas, os trabalhos já estavam concluídos em alguns dos trechos mais estilizados, mas ainda estavam sendo executados nos trechos mais complexos. Para que se entenda bem, trata-se de quadros representando o ano litúrgico da Igreja Católica, com todas as suas
solenidades. Os quadros são dispostos ao longo das ruas do centro histórico, formando um longo tapete, e cada um deles representa uma cena dos Evangelhos que são lidos aos domingos, na Santa Missa, ou uma das festas que homenageiam a Mãe de Deus, Nossa Senhora, ou um santo do calendário litúrgico da Igreja.
Aos nossos olhos deslumbrados, bem como aos dos demais visitantes que já se aglomeravam nas ruas estreitas de Santana do Parnaíba, o imenso tapete se estendia ao longo do pavimento, numa profusão de cores, formando lindas e significativas cenas, que expressavam toda a religiosidade e a fé de nosso povo. Junto ás calçadas, sacos e mais sacos contendo o
material utilizado para a confecção do tapete: serragem de várias cores, pó de café, sal. Pessoas de todas as idades, adultos, jovens e crianças, todos habitantes da cidade, representando grupos paroquiais ou da comunidade, agachavam-se sobre os quadros, executando com arte e carinho este trabalho de amor a Jesus. E o resultado era maravilhoso, emocionante, como todos poderão ver nas fotos e no slide show postado na coluna direita deste blog.
Depois de percorrermos todo o tapete, numa extensão de quase um quilometro por várias ruas, chegara a hora de assistirmos à Santa Missa, na Igreja de Santa Ana, uma construção muito antiga, que deu nome ao lugar.
Ao entrarmos, quinze minutos antes do início da missa das onze e meia, a igreja já estava lotada, a ponto de autorizarem a subida para as galerias no piso superior, onde acabamos nos acomodando no coro.


Foi uma bela cerimônia, alegre e cheia de fervor, com a solenidade que esta festa de Jesus Eucarístico exige.
Às três e meia da tarde, realizou-se a última missa do dia, e em seguida teve lugar a solene procissão do Santíssimo, acompanhada por dezenas de milhares de pessoas, numa magnífica demonstração de fé, sobre o esplendoroso tapete com que uma cidade inteira proclama seu amor por Jesus Salvador e pela Santíssima Eucaristia, em que Ele está sempre vivo e presente entre nós.

Reportagem: EMLV

Nenhum comentário: