
Os Arautos do Evangelho em missão evangelizadora na paróquia de Nossa Senhora da Lapa

Os missionários foram acolhidos pelo Pe. Jadilson Martins, pároco, que abençoou as atividades desempenhadas ao longo de uma semana. Precedendo as visitas domiciliares, os arautos

A Celebração Eucarística que encerrou a missão teve lugar no ginásio poliesportivo, e nessa ocasião a Imagem da Virgem foi solenemente coroada em meio a efusivas manifestações de alegria pelos fiéis ali
presentes.


Fonte: Site Arautos do Evangelho
HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA LAPA
A Paróquia de Nossa Senhora da Lapa, cuja Igreja Matriz está situada na atual cidade de Silva Jardim, ex Capivari, foi criada por provisão episcopal de 9 de outubro de 1801. Hoje conta com 14 Capelas, entre elas se destaca a Capela de Nossa Senhora da Conceição situada em Gaviões, a mais antiga bem caracterizada por sua construção, e a mais moderna: Capela de Santo Antônio em Imbaú, admirada por todos que a visitam pela sua bela construção.
Em 1801 originou-se a atual Paróquia da pequena Capela dedicada a Sant’ana, que Dona Maria Rodrigues, viúva de Manuel da Silveira Azevedo, pai, fez edificar em sua fazenda. Diz Monsenhor Pizarro em suas memórias históricas que: requerendo os moradores vizinhos da Lagoa de Juturnaiba , entre o Rio de São João e o de Capivari entre estes o de Bacaxá, que pela distância enorme de um ou dois dias de viagem e de jornada, sentiam os vivos gravíssimas falta dos sacramentos, e muito incômodo em procurá-los a Matriz da Sacra Família de Ipuca, de quem eram Paroquianos, e pela mesma causa se impossibilitavam de aos mortos os meios de serem conduzidos a sepultura, eclesiástica, por cujo motivo ficavam os cadáveres enterrados nas margens dos rios e em outros lugares igualmente profanos.
Portanto providências foram tomadas para que fosse criada uma Paróquia naquele território abundante de povo suficiente. A vista da súplica e das informações verídicas que procedem, deliberou o mesmo prelado criar em 9 de outubro de 1801 a nova freguesia sob o título de Nossa Senhora da Lapa, em conformidade dos desejos dos mesmos suplicantes dando-lhe por limites o terreno compreendido entre a serra e o rio Bacaxá que principia do rio Aldeia Velha para cima. Por este modo ficou dividida com a freguesia de Ipouca, pelo mesmo rio da Aldeia; com a de Cabo Frio pelo rio São João da freguesia de Iriruama (Atual Araruama).
A Matriz, cuja construção se iniciou logo depois da criação da Paróquia, foi


(Documentário extraído do arquivo da Mitra Arquidiocesana de Niterói)
Fonte: Site Silva Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário