DIA DAS MÃES: RELATÓRIO "SAVE THE CHILDREN" SOBRE SAÚDE MATERNO-INFANTIL NO MUNDO. BRASIL EM 58º
Roma, 09 mai (RV) - Por ocasião do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, a organização internacional "Save the Children" apresentou em Roma, na terça-feira, o relatório sobre a condição das mães no mundo em 2008.
Trata-se de uma pesquisa sobre a saúde materno-infantil em 146 países, com base em parâmetros que vão desde o índice de mortalidade infantil à escolarização, da expectativa de vida no nascimento à participação das mulheres na vida política e sua capacidade de dispor de renda. O documento propõe uma classificação dos países onde as mães e as crianças gozam de melhores e piores condições de vida. Neste ranking, o Brasil se encontra em 58º lugar. Segunda a organização, uma criança brasileira tem três vezes mais chance de morrer do que uma criança de um país rico. O último lugar é ocupado pelo Níger. No extremo oposto, encontra-se a Suécia.
Na lista dos 10 países com o mais alto número de crianças que não têm acesso à saúde adequada, o Brasil se encontra em sexto lugar, atrás de até mesmo Etiópia e Bangladesh. (BF)
Fonte: Rádio Vaticano