Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

sábado, 3 de maio de 2008

Os imperativos com que se confronta a humanidade no início do século XXI.

Reduzir as desigualdades na distribuição dos bem, incrementar as oportunidades para a educação, crescimento e desenvolvimento sustentável e a defesa do ambiente”: imperativos com que se confronta a humanidade no início do século XXI.

(3/5/2008) Promover o bem comum: como podem colaborar solidariedade e subsidiariedade” é o tema da sessão plenária da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, que decorre nestes dias no Vaticano. Recebendo neste sábado ao meio-dia os participantes desta assembleia, Bento XVI pronunciou um amplo discurso discorrendo sobre o tema em estudo, que – sublinhou – “examina a inter-relação entre quatro princípios fundamentais da doutrina social da Igreja: a dignidade da pessoa humana, o bem comum, subsidiariedade e solidariedade”.
Estas realidades-chave, que emergem logo do contacto vital entre o Evangelho e as circunstâncias sociais concretas (observou o Papa), oferecem um quadro de referência para analisar e apresentar os imperativos com que se confronta a humanidade no início do século XXI, tais como reduzir as desigualdades na distribuição dos bem, incrementar as oportunidades para a educação, crescimento e desenvolvimento sustentável e a defesa do ambiente”.
Mas – interrogou-se o Papa, sempre em referência ao tema desta Plenária – “como é que solidariedade e subsidiariedade se podem articular para a promoção do bem comum num modo em que não só se respeite a dignidade humana mas em que esta pode florescer mesmo?” Circunscrevendo assim o núcleo da questão, o Papa sublinhou que “uma resposta satisfatória só pode vir ao cima após um cuidadoso exame de cada um dos termos”. E prosseguiu com uma clarificação de conceitos:
Dignidade humana é o valor intrínseco de uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus e redimida por Cristo. A totalidade das condições sociais que permitem às pessoas aceder à sua realização individual e comunitária é o bem comum. Solidariedade refere a virtude que permite à família humana partilhar plenamente o tesouro dos bens espirituais e materiais. Subsidiariedade é a coordenação das actividades da sociedade de um modo que apoie a vida interna das comunidades locais”.
Bento XVI não deixou de advertir que as definições não são tudo, mas sim um mero início. Há que articular mutuamente os diversos aspectos em questão. E sugeriu mesmo uma representação gráfica desta articulação, colocando num eixo horizontal solidariedade e subsidiariedade ao passo que bem comum seria colocado no eixo vertical. Dentro destas coordenadas – sublinhou – se podem distribuir todos os diferentes pontos do ensinamento social da Igreja. Trata-se de um esquema rudimentar, reconheceu, devido à indispensável inter-acção de cada um dos elementos, mas sobretudo porque “a realidade é sempre muito mais complexa”, até porque “as insondáveis profundidades da pessoa humana e a maravilhosa capacidade de comunhão espiritual (realidades que só através da revelação divina se entrevêem plenamente) superam de longe a capacidade de uma representação esquemática”. Em todo o caso – observou ainda Bento XVI – “a solidariedade que liga a família humana e os níveis de subsidiariedade que a reforça a partir de dentro, devem contudo ser sempre colocados dentro do horizonte da misteriosa vida do Deus Triuno”, no qual nós advertimos um inefável amor partilhado por pessoas iguais embora distintas”. Daqui um convite: “permitir que esta verdade fundamental permeie as reflexões” empreendidas. E isso não só no sentido de que “a nossa fé na Trindade enriquece inegavelmente os princípios de solidariedade e de subsidiariedade”, mas sobretudo no sentido de que “estes princípios têm todo um potencial para colocar os homens e mulheres na via do seu destino definitivo, sobrenatural”.
A responsabilidade dos cristãos na promoção da justiça e da paz, o seu irrenunciável compromisso na edificação do bem comum, é inseparável da sua missão de proclamar o dom da vida eterna a que Deus chamou cada homem e mulher. (…)
Os olhos da fé (observou ainda o Papa) permitem-nos ver que a cidade terrestre e a cidade celeste se interpenetram e se ordenam intrinsecamente uma para a outra, pois ambas pertencem a Deus Pai, que está acima de todos, atua por meio de todos e se encontra em todos”. O que não obsta aliás à justa autonomia das “realidades terrestres, com a respectiva consistência, verdade, bondade, leis próprias e ordem” de que fala o Concílio Vaticano II (GS 36).
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: