COLETIVA DE IMPRENSA SOBRE A VIAGEM DO PAPA À FRANÇA
Cidade do Vaticano,
– O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi, presidiu, a uma coletiva, aos jornalistas credenciados junto à Santa Sé, que vão dar cobertura da próxima Viagem Apostólica de Bento XVI à França, a décima de seu Pontificado.
Segundo Padre Lombardi, o Papa está preparando com muito cuidado o discurso que vai pronunciar ao mundo da cultura da França, em seu primeiro dia de permanência em Paris, na tarde de 12 de setembro.
Estarão presentes no encontro, que se realizará no recém-restaurado Colégio dos Bernardinos, 700 expoentes da cultura, da ciência e das artes desse país, assim como representantes da UNESCO e da União Européia.Segundo confirmou Padre Federico Lombardi, «o discurso que o Papa pronunciará na ocasião é um discurso muito esperado.
O original é escrito em alemão, com a tradução em francês. Bento XVI dedicou boa parte de seu magistério à relação entre a fé e a razão.
O Colégio dos Bernadinos, lugar do encontro com o mundo da cultura é sumamente simbólico, disse Padre Lombardi, devido à sua grande história.
O conjunto arquitetônico foi fundado em 1245 por um monge cisterciense, por indicação do Papa Inocêncio IV, que estava convencido de que a renovação da Igreja devia passar pelo estudo.O cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo falecido de Paris, afirmou Padre Lombardi, «conseguiu a possibilidade de a Igreja recuperar o uso do Colégio dos Bernardinos como lugar de encontro entre a Igreja e a cultura».
A arquidiocese empregou 7 anos para restaurar o centro. As obras se concluíram há poucas semanas. A verdadeira inauguração será feita pelo Papa.
Bento XVI visitará Paris e Lourdes, de 12 a 15 próximos, recordamos, como peregrino entre peregrinos, para celebrar os 150 anos das aparições de Nossa Senhora.
Ao chegar à localidade, nos Pirineus, frisou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa percorrerá as primeiras 3 etapas do «caminho do jubileu», ligadas à vida de Santa Bernadete, a vidente das aparições.
À noite se unirá à procissão com velas, típica de Lourdes, da qual participam centenas de enfermos.
O Papa dirigirá aos peregrinos seu primeiro discurso na cidade mariana.Domingo pela manhã, às 10h, Bento XVI presidirá à celebração Eucarística no Prado (La Prairie), diante da Gruta das Aparições, em recordação ao aniversário das aparição de Nossa Senhora a Bernardete de Soubirous.
Segundo Padre Lombardi, «esta Missa, para a França, tem horizontes internacionais, devido à presença universal dos peregrinos que chegam do mundo inteiro ao santuário».
Estarão presentes na celebração todos os bispos da França, com os quais, logo a seguir, o Papa se reunirá no Hemiciclo de Santa Bernadete.
Segunda-feira, concluiu Padre Federico Lombardi, será o dia dos enfermos. Após rezar no lugar em que Bernadete recebeu a primeira comunhão, para percorrer a última etapa do «caminho jubilar», o Papa vai celebrar Missa, com a qual concluirá sua visita ao Santuário mariano de Lourdes. (MT)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário