SARDENHA ESPERA BENTO XVI PARA COROAR CENTENÁRIO DE SUA PADROEIRA
Cagliari,
- Tudo pronto para a visita pastoral que Bento XVI fará domingo próximo a Cagliari, capital da ilha italiana da Sardenha. O evento se realiza por ocasião do centenário da proclamação de Nossa Senhora de Bonaria, "Padroeira máxima da Sardenha".
Mas qual é a história da virgem de Bonaria? Foi o que a Rádio Vaticano perguntou ao secretário-geral para as celebrações do centenário, Pe. Efisio Schirru. Eis o que disse:
Pe. Efisio Schirru:- "A história remonta a 1370, quando uma barca, proveniente da Espanha, se encontra em dificuldade por causa de uma tempestade. Para salvar a vida daqueles que se encontram a bordo começam a jogar no mar toda a carga da embarcação. Entre as coisas que são lançadas ao mar se encontra uma caixa pesada que ninguém sabia o que continha. Essa caixa _ diz a tradição _ fez acalmar o mar e depois, levada pelas marés, se dirigiu rumo às costas da Sardenha, chegando a Cagliari, próximo à colina onde sucessivamente se construirá o Santuário de Bonaria. Ninguém conseguia puxar a caixa para a areia; uma criança disse então: 'Chamem os frades mercedários!' que estão ali há diversos anos; os frades desceram, pegaram a caixa, levaram-na para a igreja. Lá, abriram-na e encontraram essa belíssima imagem de Nossa Senhora com um menino no braço esquerdo e uma vela acesa na mão direita, com uma barca. A partir de então se desenvolve toda a tradição que nos traz aos nossos dias, justamente, com a visita de Bento XVI."P.
A propósito dessa visita do pontífice, quais serão os momentos culminantes?
Pe. Efisio Schirru:- "Com certeza, o momento mais importante será a celebração eucarística diante da Basílica. Nas outras ocasiões _ com Paulo VI e com João Paulo II _ foram mais de 100 mil pessoas que se reuniram na praça. Creio que a participação dessa vez não se distanciará dessa cifra, caso não a ultrapasse. Em todo caso, esse será o ponto alto com a presença de todo o episcopado da Sardenha, a presença do padre geral dos mercedários e de todos os provinciais da nossa Ordem; muitos sacerdotes concelebrantes provenientes de toda a Sardenha e, seguramente, muitos fiéis provenientes de todas as dioceses."
P. Um gesto particularmente significativo da celebração se terá quando a atual barca colocada na mão direita da imagem de Nossa Senhora de Bonaria for substituída por uma nova barca, dessa vez de ouro...
Pe. Efisio Schirru:- "Bento XVI realizará esse gesto, a pedido do bispo de Cagliari, simbolizando o ato de consagração de toda a Sardenha a sua padroeira. E creio que seja um gesto que todos os habitantes da Sardenha reconhecerão como precioso, como se fosse feito por eles mesmos." (RL)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário