(28/4/2008) Na sala de imprensa da Santa Sé foi apresentada esta manhã uma pesquisa realizada em nove países sobre a “leitura das escrituras”. A iniciativa insere-se na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, em Outubro, que terá como tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
A análise, promovida pelo instituto GFK-Eurisko, sob o patrocínio da Federação Bíblica Católica, abrangeu EUA, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Rússia. Esta pesquisa sobre a “leitura das Escrituras”, revela que a Bíblia é pouco lida, apesar de ser considerada importante pela maioria dos inquiridos.
Nos últimos 12 meses, apenas um em cinco espanhóis leram, pelo menos, uma passagem da Bíblia, percentagem que aumenta progressivamente na Itália (27%), Reino Unido (36%), Rússia (35%), Polónia (38%) e EUA (75%).
A maioria dos entrevistados tem uma cópia da Bíblia em casa, excepção feita à França, onde a percentagem é inferior a 50%.
D. Vicente Paglia, presidente da Federação Bíblica Católica, disse na conferência de imprensa de apresentação que “o texto bíblico continua a ser desconhecido, em larga medida, e pouco assimilado nos seus conteúdos específicos”.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário