Amanhã, quinta-feira, dia primeiro de maio, terão início as festividades religiosas da Ascensão. A Estância Turística de Ribeirão Pires – região do Grande ABC – São Paulo - estará celebrando neste feriado, dia de Nossa Senhora do Pilar, a reabertura da Capela de Nossa senhora do Pilar, local em teve inicio a fundação da cidade de Ribeirão Pires.
HISTÓRIA
A história da cidade se remonta ao século XVII. Em 1677, devido a descobertas de lavras de ouro
na região, o capitão-mor Antônio Correia de Lemos foi nomeado para a sua administração, fixando residência no atual bairro do Pilar Velho. No ano de 1714, constrói a Igreja de Nossa Senhora do Pilar.Em 1716 chega a localidade à família do mestre de campo Antônio Pires de Ávila, que deu nome à região.
O chamado bairro do Pilar, compreendia as áreas atuais de Ribeirão Pires e Mauá.
Nessa época o território fazia parte de Santo André da Borda do Campo, e chamava-se Caguaçu, que significa “mata grande” ou “mata virgem” na linguagem dos índios Tupi Guarani, que por lá transitavam.
Sendo uma área tida como de passagem entre Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo muitas famílias foram se estabelecendo nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Pilar, segundo os registros conservados.A construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway em 1885 para o transporte do Café até o Porto de Santos atraem mais moradores para as proximidades da mesma. A separação da Igreja e do Estado ocorrida apos a instalação do regime republicano fez mudar o nome da cidade por causa dum ribeirão que passava pela fazenda da família Pires: o novo nome adaptado é: Ribeirão Pires.
A chegada dos colonos italianos em 1887 influi na demarcação do atual centro da cidade. A igreja de São José, dedicada ao Padroeiro da cidade, teve a sua primeira planta desenhada em 1895.A emancipação do município foi a 19 de março de 1954, com uma população de 15 mil habitantes.
Neste ano a Prefeitura de Estância Turística de Ribeirão Pires restaurou o telhado da Capela do Pilar.
FESTIVIDADES
* ÀS 10:00 horas da manhã com a Missa na Capela celebrada pelo Pároco de Santa Luzia, Padre José Silva. Estarão presentes as autoridades municipais.
* Às 15:00 horas haverá Procissão com a histórica Imagem de Nossa Senhora do Pilar e Missa Campal.
As comemorações prosseguem até o domingo dia 4 de maio.
Fonte: Casa Suzano
Nenhum comentário:
Postar um comentário