Cidade do Vaticano (RV) - Bento XVI iniciou, hoje, sua Viagem Apostólica aos EUA, a convite da ONU, que terá como tema: “Cristo, nossa esperança”. O Papa vai visitar apenas duas cidades: Washington e Nova Iorque.
O Bispo de Roma deixou o pátio São Damaso, no Vaticano, esta manhã, às 11h20 locais, onde o aguardavam três Cardeais, entre outros: Dom Ângelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício; Dom Tarcísio Bertone, Secretário de Estado; Dom Camillo Ruini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma.
A seguir, o Papa se dirigiu, de automóvel, ao aeroporto romano de Fiumicino, onde foi saudado por Dom Gino Reali, bispo da diocese de Porto e Santa Rufina, da qual faz parte Fiumicino. Após ter-se despedido das autoridades civis e religiosas presentes, o avião papal decolou às 12h00 locais, 7h00 de Brasília.
Papa Bento XVI embarca para os EUA em sua primeira viagem ao país como chefe da igrejaO Boeing 777 da Alitalia vai percorrer 7.216 km. em 10 horas de vôo. Durante a viagem, o Papa costuma enviar telegramas aos presidentes aos chefes de governo dos países sobrevoados, portanto da Itália, França, Canadá e EUA.
Ao chegar à Base da Aeronáutica Militar de Andrews, em Washington, às 16 horas locais, Bento XVI vai receber as boas-vindas do Núncio Apostólico nos EUA, Dom Pietro Sambi, da Embaixadora junto à Santa Sé, Mary Ann Glendon, pelo Presidente George Bush e esposa, e pelas máximas autoridades civis e religiosas norte-americanas.
Depois de um breve encontro com o Presidente dos EUA, George Bush e esposa, o Papa se dirigirá, diretamente, de automóvel, à Nunciatura Apostólica de Washington, onde se hospedará. As atividades de Bento XVI começarão, oficialmente, amanhã de manhã, às 10h30, com uma visita à Casa Branca.
Esta primeira visita do Papa aos EUA está sendo aguardada com muita expectativa, como nos disse o arcebispo de Washington, Dom Donald William Wuerl.
Por sua vez, o arcebispo Celestino Migliore, Observador Permanente da Santa Sé, junto à ONU, falou sobre o clima que se respira na sede das Nações Unidas, pela visita do Papa:
“Aqui, nos corredores se percebe um “pope frenzy”, isto é, certo fervor pela visita do Papa. Cerca de 2 mil jornalistas e correspondentes credenciados se documentaram e quiseram saber, com pessoas que conhecem o Papa, sobre seu pensamento, suas atividades... querem saber qual o tema que ele vai tratar aqui na Assembléia Geral da ONU. Organizamos encontros informativos para o pessoal, para diplomatas e representantes da sociedade civil. Isto quer dizer que existe certo desejo de um maior conhecimento da pessoa e do pensamento de Bento XVI”.