EUROPA: IGREJA DISCUTE SOBRE A FAMÍLIA
..............................................Zagreb -Croacia
Zagreb, 29 set (RV)
- A crise demográfica e a crise da instituição familiar são dois fenômenos intrinsecamente relacionados, que afligem profundamente a nossa sociedade: por essa razão os bispos da Europa decidiram abordar as duas questões na próxima reunião plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que tem início nesta quinta-feira, 30 setembro e se encerra domingo, 3 de outubro, em Zagreb, Croácia.
“A família é um bem essencial para toda a sociedade – disse arcebispo de Esztergom-Budapeste, e presidente do Conselho, Cardeal Peter Erdó apresentando o tema. Infelizmente hoje, é muitas vezes ameaçada por uma cultura egoísta, relativista e voltada exclusivamente para o bem-estar material momentâneo”. “Há tempo, de fato, a Igreja Católica, está enfrentando o tema, colocando também ênfase na baixa taxa de natalidade, causa de um progressivo, inexorável envelhecimento da população”.
Portanto, existe a necessidade, disse o Cardeal à agência SIR, de fazer um apelo urgente aos governos para que “façam tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o colapso demográfico e cultural”.
“A Igreja convida a implementar políticas adequadas às reais necessidades da família para que elas possam ter filhos”, disse o presidente da CCEE, apresentando alguns dos profissionais do setor que participarão dos trabalhos da plenária Lola Velarde, presidente da Rede Européia do Instituto para as Políticas familiares, Mons. Carlos Simón Vázquez, Subsecretário do Pontifício Conselho para a Família e Rudzinskas Virgilijus, médico da Lituânia.
Entre outros assuntos da ordem do dia, o diálogo com as instituições europeias sobre o problema das seitas, a presença dos ciganos no território da União e a Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Madri, em agosto de 2011. No dia 1º de outubro, os presidentes das Conferências Episcopais serão recebidos pelo Chefe de Estado da Croácia, Ivo Josipovic; e, finalmente, durante a Assembléia, serão apresentados os resultados das atividades do Observatório sobre casos de discriminação e intolerância contra os cristãos na Europa. (SP)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário