Papa agradece acolhimento e hospitalidade do Reino Unido
Despedida no aeroporto de Birmingham com elogios de David Cameron, primeiro-ministro britânico
Despedida no aeroporto de Birmingham com elogios de David Cameron, primeiro-ministro britânico
Bento XVI agradeceu o “caloroso acolhimento e a hospitalidade” com que foi recebido na sua visita ao Reino Unido, concluída neste dia 19 de Setembro.
Na cerimónia de despedida, que teve lugar no aeroporto inglês de Birmingham, o Papa passou em revista os principais momentos desta viagem de quatro dias, falando nos desafios levantados pela “diversidade” da sociedade britânica.
Essa realidade, disse, “representa também uma grande oportunidade para um maior diálogo intercultural e inter-religioso, para o enriquecimento de toda a comunidade”.
Perante o primeiro-ministro britânico, David Cameron, Bento XVI sublinhou as “excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido”, apontando para campos específicos de cooperação, como o “desenvolvimento internacional, o cuidado pelo ambiente natural e a construção de uma sociedade civil com um sentido renovado de valores partilhados e propósito comum”.
Em particular, o Papa falou das várias “tradições religiosas” presentes no país e do “contributo que as religiões podem oferecer para desenvolver uma sociedade pluralista saudável”.
Bento XVI concluiu com uma referência ao “legado” do Cardeal John Henry Newman (1801-1890), beatificado este Domingo, frisando que “ele ainda tem muito a ensinar sobre a vida e o testemunho cristão no meio dos desafios do mundo de hoje”.
Cameron, por seu lado, reconhecera que o Papa fez o Reino Unido “sentar e pensar” durante esta visita, mostrando que a fé “é uma parte vital do diálogo nacional”.
O primeiro-ministro britânico disse partilhar o apelo papal de “trabalhar para o bem comum” e a necessidade de reconhecer que “todos têm uma obrigação social para com cada um, as famílias e as comunidades”.
Bento XVI passou por Edimburgo e Glasgow (Escócia), Londres e Birmingham (Inglaterra), de 16 a 19 de Setembro, na sua 17ª viagem ao estrangeiro, a primeira visita de Estado de um Papa ao Reino Unido.
Fonte: Ag. Ecclçesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário