Nasce «Paulus», revista mensal centrada no apóstolo dos povos
Editada pela Sociedade São Paulo por ocasião do Ano Paulino
Editada pela Sociedade São Paulo por ocasião do Ano Paulino
ROMA, (ZENIT.org).- Aconteceu em Roma o lançamento oficial de «Paulus», a primeira revista inteiramente dedicada ao Apóstolo dos Povos, com periodicidade mensal, editada pela Sociedade São Paulo, cujo propósito é o de aprofundar em um dos exemplos mais luminosos da cristandade. A iniciativa editorial se enquadra no contexto das celebrações do Ano Paulino, convocado pelo Papa Bento XVI para o segundo milênio do nascimento do Apóstolo, e que ele mesmo inaugurará em 28 de junho na Basílica de São Paulo Fora dos Muros com a celebração das primeiras Vésperas.
Trata-se de uma revista mensal, de 64 páginas, pensada para responder ao convite do pontífice a aprofundar no conhecimento de Paulo de Tarso e a desenvolver, promovendo-a, a dimensão ecumênica de sua mensagem para estender a unidade em Cristo.
«Paulus» está subdividida em artigos que permitem relacionar Paulo aos acontecimentos religiosos e culturais de nosso tempo; um dossiê no qual se desenvolvem os conteúdos das Cartas de Paulo, a memória dos lugares que viram a passagem do Apóstolo; entrevistas a personalidades do mundo contemporâneo.
Judeu orgulhoso de suas próprias raízes, grego por cultura, latino por cidadania, viajante incansável por missão, Paulo encarna a universalidade de um cristão sempre dinâmico e sempre atual.
Como escreve no primeiro número de «Paulus» Ampelio Crema, ssp, superior provincial da Sociedade de São Paulo, o fim da iniciativa é o de «viver e fazer viver com maior intensidade a mensagem sempre atual do Apóstolo dos Povos: ‘Tornai-vos meus imitadores, como eu o sou de Cristo’ (1 Cor 11, 1)».
Na mesma época do nascimento da revista, viu a luz também o projeto http://www.paulusweb.net/, um portal ainda em construção, pensado como um lugar de conhecimento e de interação a partir de três grandes áreas.
Inclui uma comunidade virtual, na qual centenas de comunidades paulinas, nos cinco continentes, oferecerão materiais de multimídia sobre Paulo, teses, estudos e artigos constantemente atualizados, além de uma seção iconográfica; um «blog» para o diálogo sobre temas de espiritualidade, exegese, teologia, ligados aos problemas da vida cotidiana; e uma «webzine», que além das capas e dos sumários da revista impressa, apresentará os conteúdos inéditos e notícias atualizadas, em colaboração com a agência audiovisual H2onews.org, que acompanhará em especial os eventos do Ano Paulino no mundo.
«Hoje, Paulo – escreve Angelo Colacrai, diretor da Sociedade de São Paulo, no editorial do primeiro número – criaria um portal eclesial mais envolvente que o Google ou a Wikipédia. Falaria a todas as assembléias nacionais. Não seria só pastor de ovelhas e cordeiros já no redil e protegidos, mas iria a alto-mar como um pescador de homens e de mulheres de todo tipo.»
Fonte: ZENIT.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário