CARDEAL MARTINO EM SÃO PAULO PARA PALESTRA SOBRE AÇÃO PACIFICADORA DA IGREJA
Cidade do Vaticano, 09 jun (RV)
- O cardeal italiano Renato Raffaele Martino, presidente dos Pontifícios Conselhos da Justiça e da Paz e da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, está em São Paulo para uma palestra que proferirá amanhã, 10 de junho, sobre a atuação da Igreja Católica nas relações internacionais.
O cardeal é convidado pelas Faculdades Integradas Rio Branco, pelo núcleo de Fé e Cultura da PUC-SP e pela Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de São Paulo (ADCE).
O cardeal Martini vai abordar a ação pacificadora da Igreja, sua defesa da paz como instrumento de construção e a busca de acordos políticos para evitar as guerras. A palestra será no auditório das Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa, São Paulo.
O cardeal nasceu em Salerno em 1932, e foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II em 2003. Trabalhou na Nicarágua, como capelão de Sua Santidade em 1963; nas Filipinas, como secretário na nunciatura apostólica; no Líbano, como secretário e auditor na nunciatura apostólica.
Em 1970, foi auditor na Secretaria de Estado do Vaticano. No Brasil, foi conselheiro na nunciatura apostólica durante cinco anos, de 1975 a 1980, quando foi nomeado bispo, função que exerceu em Tailândia, Laos, Malásia e Cingapura. Em 1986, foi nomeado observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, em Nova Iorque, cargo que manteve até a nomeação para presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, em 2002. (CM/BF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário