CATEQUESE NA AUDIÊNCIA GERAL: NATIVIDADE DE JESUS, FESTA DO "DOM DA VIDA"
Cidade do Vaticano,
– Bento XVI encontrou-se, ontem pela manhã, na Sala Paulo VI, no Vaticano, com os peregrinos e fiéis, provenientes de diversos países, para a Audiência Geral.
Em sua catequese semanal, o Papa falou da Novena de Natal, que se inicia hoje, em preparação imediata à festa do nascimento de Jesus. Trata-se de uma festa que enaltece o dom da vida.
A contemplação do Menino Jesus no presépio nos faz pensar nas crianças pobres, naquelas que são concebidas, rejeitadas ou recém-nascidas, que não têm meios para sobreviver.
Por isso, o Santo Padre convidou os fiéis a descobrirem o autêntico valor da Natividade, deixando de lado tudo o que obscurece seu significado genuíno.
Nestes dias santos, os cristãos não comemoram apenas o nascimento de um grande personagem ou o início de uma nova temporada. A Natividade recorda um fato fundamental: na escuridão da noite de Belém apareceu uma grande luz: o criador do universo encarnou-se, unindo-se indissoluvelmente à natureza humana, sem deixar de ser realmente Deus de Deus e Luz da Luz e se tornando verdadeiro homem.
O Verbo encarnado, disse o pontífice, é uma pessoa que se interessa por cada pessoa; é o Filho de Deus vivo, que se fez pequeno para vencer a nossa soberba, tornando-nos autenticamente livres, livres para amá-Lo.
No final da Audiência Geral o Papa manteve um breve encontro com os participantes no encontro promovido pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, sobre o tema: “Responsabilidade dos líderes religiosos, especialmente em tempos de crise”. (MT)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário