DIÁRIOS DE JOÃO XXIII REVELAM FÉ FORTE COMO UMA ROCHA
Roma,
- Apresentados ontem a noite, em Roma, por iniciativa da Fundação para as Ciências Religiosas “João XXIII” de Bolonha, “Os diários de Angelo Giuseppe Roncalli - João XXIII”.
Falando sobre a obra, o jornalista e biógrafo de João XXIII, Marco Roncalli, disse que “os diários de Angelo Giuseppe Roncalli são o espelho diário de toda uma vida e constituem uma fonte importante para os biógrafos e os historiadores”.
Mons. Loris Capovilla (que foi secretário particular do bom papa João), o primeiro a ler os diários, “custodiou durante muitos anos estas milhares de páginas escritas” _ explicou Marco Roncalli.Nessas páginas se registram poucas linhas escritas em cada dia, onde se recordam em síntese pessoas e situações, pequenos episódios que devem ser interligados a outros e lidos no conjunto... Lendo página após página se descobre o percurso de uma vida cristã.
Para Marco Roncalli _ que é sobrinho neto de João XXIII _ “é quase impossível encontrar, nos diários, juízos duros sobre alguém.
Nestas páginas se encontram um balanço de muito trabalho, de tantos encontros, tantas leituras”.
“O dado mais interessante _ conclui _ transparece de modo sutil: revela um homem com uma fé forte como a rocha, que anota até mesmo os pequenos momentos que inquietam a sua serenidade interior, dos anos da juventude até o papado.” (RL)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário