MISSA EM AMÃ: PAPA ENCORAJA OS CRISTÃOS DA TERRA SANTA

Amã, 10 mai (RV)
– Este terceiro dia da peregrinação de Bento XVI à Terra Santa é dedicado aos cristãos. Esta manhã, na capital jordaniana, Amã, o papa celebrou a missa no Estádio Internacional da cidade.
Na sua homilia Bento XVI falou da rica diversidade da Igreja Católica na Terra Santa. Comentando sua visita, ontem, ao Monte Nebo, o pontífice disse que rezou para que a Igreja nestas terras possa ser confirmada na esperança e fortificada no seu testemunho ao Cristo Ressuscitado, o Salvador da humanidade."
A comunidade católica daqui está profundamente tocada pelas dificuldades e incertezas que afligem todos os habitantes do Oriente Médio; nunca esqueçam a grande dignidade que deriva de sua herança cristã" – disse.

Para o papa, outro importante aspecto da reflexão deste Ano da Família é a particular dignidade, vocação e missão das mulheres no plano de Deus: "Quanto a Igreja nestas terras deve ao testemunho de fé e de amor de inúmeras mães cristãs, freiras, educadoras e enfermeiras, de todas aquelas mulheres que, de diferentes maneiras, dedicaram sua vida à construção da paz e à promoção do amor!".
Infelizmente, constatou o pontífice, esta dignidade e esta missão doadas por Deus às mulheres nem foram sempre suficientemente compreendidas e estimadas. Todavia, é com o testemunho público de respeito pelas mulheres que a Igreja na Terra Santa pode dar uma importante contribuição ao desenvolvimento de uma cultura de verdadeira humanidade e à construção da civilização do amor. Comentando o Evangelho da liturgia de hoje, Bento XVI destacou o pedido feito ao Pai para que nos dê a força da coragem de Cristo nosso pastor.
Na Terra Santa, concluiu o pontífice, os cristãos devem ter um tipo de coragem "especial": a coragem da convicção que nasce de uma fé pessoal, não simplesmente de uma convicção social ou de uma tradição familiar; a coragem para se empenhar no diálogo e trabalhar lado a lado com os outros cristãos a serviço do Evangelho e na solidariedade para com o pobre, o desabrigado e as vítimas de profundas tragédias humanas; a coragem de construir novas pontes com pessoas de diferentes religiões e culturas.

"Invoquemos a sua materna intercessão para todas as famílias destas terras, para que possam ser realmente escolas de oração e escolas de amor."Bento XVI confiou a Nossa Senhora todos os cristãos da Terra Santa, para que possam ser realmente uma só coisa na fé que professam e no testemunho que oferecem, e os jovens que hoje discernem a própria vocação, para que possam se dedicar generosamente a realizar a vontade do Senhor.Depois da missa, o papa se dirigiu ao Vicaritado Patriarcal Latino para a Jordânia, para o almoço com os patriarcas e os bispos.Para esta tarde, às 17h30, hora local, está prevista a visita à Betânia da Transjordânia (Bethany beyond the Jordan), para a cerimônia para a bênção das primeiras pedras da Igreja dos latinos e da Igreja greco-melquita. (BF)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário