JORNAIS ÁRABES DESTACAM VISITA DO PAPA A BELÉM
Roma, 14 mai (RV)
- “O Papa é a favor de um Estado independente e pelo fim dos muros de separação”:
esse é um título comum hoje para muitos jornais árabes, grande parte dos quais publica a foto do Pontífice que fala diante da barreira que Israel construiu ao redor da Cisjordânia.
“Diante da Basílica da Natividade em Belém, berço da cristandade, o Papa disse aos palestinos que compreende o seu sofrimento e expressou o seu mais aberto e significativo apoio a uma pátria para os palestinos na terra dos seus antepassados”, escreve o jornal libanês An Nahar.
“O Papa afirma que o muro de separação pode ser derrubado”, escreve o jornal saudita al Ryadh, que até agora tinha ignorado a visita de Bento XVI à Terra Santa.
Também a imprensa governamental síria rompeu hoje o seu longo silêncio sobre a viagem do Santo Padre.
“O Papa define “trágico” o muro de separação”, escreve al Thawra na sua primeira página.
“O Papa pede o fim do embargo de Gaza”, escreve por sua vez Tishtrin, na primeira página.
“O Papa pede a criação de um Estado palestino e reza na Basílica da Natividade pelo fim do embargo contra Gaza”, destaca o jornal internacional árabe saudita al Awsat.
O jornal al Jazeera do Catar deu início hoje uma pesquisa pedindo aos seus leitores se acreditam que a viagem do Papa conseguiu o seu objetivo declarado de favorecer a reaproximação entre religiões e consideram a visita do Santo Padre. (SP)
Fomte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário