Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

segunda-feira, 4 de maio de 2009

MILICIA DE SANTA MARIA COM APROVAÇÃO PONTIFÍCIA

Milícia de Santa Maria em festa por sua aprovação pontifícia
Fala sua presidente, Beatriz Esteban

MADRI,

- Um reconhecimento que «nos anima a continuar trabalhando ainda com mais empenho no anúncio de Jesus Cristo»: assim qualifica Beatris Esteban, presidente da Milícia de Santa Maria, a aprovação pontifícia que este movimento recebeu recentemente como associação privada internacional de fiéis leigos.
Cerca de 50 membros viajaram a Roma para recolher, em 7 de abril passado, o decreto de reconhecimento no Conselho Pontifício para os Leigos, em um ato presidido pelo cardeal Stanislaw Rylko, presidente deste dicastério vaticano, acompanhados por Esteban e pela diretora das Cruzadas de Santa Maria, Lydia Jiménez.
A Milícia de Santa Maria nasceu na Espanha em 1959, no seio do instituto secular Cruzados de Santa Maria e de seu ramo feminino, Cruzadas de Santa Maria, ambos fundados pelo servo de Deus Padre Tomás Morales S.J.
Atualmente, encontra-se presente na Espanha, Alemanha, Irlanda, Itália, México, Colômbia, Peru, Chile e Camarões.
Zenit falou com Beatriz Esteban sobre o carisma deste movimento, a espiritualidade que seus membros vivem e as principais instâncias nas quais as «Militantes» buscam santificar-se na vida cotidiana para dar vida à Igreja.

Comecemos pelo nome desta associação: «Milícia de Santa Maria». Como se descobre a presença de Maria nesta nova realidade eclesial?

Beatriz Esteban: Em primeiro lugar, um dado importante é que nossa associação foi aprovada justamente no ano comemorativo do 150º aniversário das aparições de Nossa Senhora em Lourdes, a quem o servo de Deus Tomás Morales havia confiado sua obra desde os inícios e a quem tinha uma grande devoção. Também a data do Decreto de aprovação é de 8 de dezembro de 2008, festividade de Nossa Senhora Imaculada, com tudo o que ela significa na história de nosso movimento. Então não há dúvida: Nossa Senhora Imaculada é a que continua nos iluminando e sustentando para que seja possível viver e transmitir o estilo de vida proposto pela Milícia de Santa Maria como nova realidade eclesial

O que significa para este movimento ter sido aprovado como associação privada internacional de fiéis leigos?

Beatriz Esteban: É uma alegria para nós ter sido reconhecidas pelo Conselho Pontifício para os Leigos. Com isso, a Igreja reconhece que o estilo de vida e o itinerário recolhido em nossos Estatutos é válido como caminho de santificação pessoal e como meio para aproximar as almas de Deus.
Mas esta aprovação também supõe um exigente convite à responsabilidade apostólica. Uma responsabilidade de dar a conhecer Jesus Cristo através de nosso apostolado específico dos Exercícios Espirituais; a ser testemunhas d’Ele no apostolado «alma a alma», um a um, entre nossos amigos e companheiros de estudo ou de profissão; a ser audazes e coerentes nesta nova evangelização à qual João Paulo II nos convidou.

Qual é a relação entre a Milícia e os institutos seculares Cruzados de Santa Maria e o ramo feminino Cruzadas de Santa Maria, fundados pelo Pe. Morales?

Beatriz Esteban: Todas estas obras pertencem a um mesmo movimento apostólico e, junto com os Lares de Santa Maria (ramo matrimonial), formam a Família de Santa Maria, e juntos vivem um mesmo carisma, inspirado pelo Espírito Santo ao Servo de Deus Tomás Morales S.J. em meados do século XX. Ou seja, todas elas se nutrem da mesma espiritualidade. Contudo, a Associação Milícia Santa Maria (ramo feminino) tem uma relação mais estreita com o instituto secular Cruzadas de Santa Maria e, como dizem nossos Estatutos, participa da espiritualidade e missão do mesmo, em cujo seio nasceu. Assim, as Cruzadas de Santa Maria colaboram na formação e direção espiritual dos membros da Associação. Da mesma forma, a elas corresponde o dever moral de velar e cuidar pela conservação e transmissão íntegra do carisma legado pelo fundador.

Espiritualidade carmelita e inaciana?

Beatriz Esteban: A Milícia de Santa Maria é de tronco inaciano e seiva carmelita. Com relação ao primeiro, os Exercícios Espirituais se realizam em silêncio e em solidão, no estilo inaciano, e são a fonte de nossa espiritualidade. Cada ano, durante uma semana, todas assistimos aos Exercícios Espirituais, longe de nossas muitas ocupações diárias, para estar a sós com Cristo. Estes Exercícios Espirituais anuais se prolongam em retiros mensais ao longo do ano. Cada mês nos retiramos para estar um dia de silêncio e oração a sós com Deus e fortalecer nossa vida interior.
Por outro lado, o servo de Deus Tomás Morales sempre bebeu da fonte dos escritos carmelitas, e queria que assim o fizessem os demais. Portanto, nossa espiritualidade sempre esteve influída pelo Carmelo. De fato,ele nos incutiu que a oração de uma Militante deve ser uma oração contemplativa. Também, desde o início de sua obra, recorreu à oração das Carmelitas Descalças, tendo uma relação muito estreita com esta ordem durante toda a vida de sacerdote».

O Pe. Morales sublinhava três realidades sobrenaturais: as Sagradas Escrituras, os santos e o Magistério da Igreja. Como estes podem converter-se em pilares da fé dos leigos do século XXI?

Beatriz Esteban: O Pe. Morales considerava estas três realidades como suporte fundamental de catolicismo, mas ele colocava o acento no amor a Nossa Senhora e ao Papa, portanto, no Magistério da Igreja como caminho seguro que nos leva diretamente a Jesus Cristo.
Desta forma, creio que nesta sociedade tão descristianizada, hoje mais que nunca os leigos devem ser formar muito bem e, para isso, recorrer às fontes originárias da fé, como as Sagradas Escrituras, assim como à Tradição da Igreja, para fortalecer a fé e fazer de todos estes ensinamentos vida. Pois não só temos que ter fé, mas também temos de dar razões de nossa fé a todos os demais, e também esta fé deve se tornar vida para poder ser testemunhas do Ressuscitado.
Nos santos se vê muito bem como a fé e o amor a Jesus Cristo se fazem vida. Os santos são modelos de vida cristã e de união com Deus, são testemunhas excelentes do Amor e exemplos magníficos de resposta à graça. O Pe. Morales se deu conta de tudo isto, ele lia assiduamente as vidas dos grandes santos e as recomendava como leitura espiritual. Também nos deixou escritos alguns traços da vida dos santos mais importantes do calendário litúrgico, que foram se ampliando depois de sua partida ao céu.

Mais informação: Milicia de Santa María

Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: