Papa na missa em Sumaré: Os avós transmitem sabedoria
Rio de Janeiro (RV) - "Que o Senhor abençoe os nossos avós e nos ajude a envelhecer com sabedoria a fim de transmiti-la aos outros."
Foi o que disse o Papa Francisco na missa celebrada, na manhã desta sexta-feira, na capela da residência arquiepiscopal de Sumaré, no Rio de Janeiro, dia em que a Igreja celebra a memória dos pais da Virgem Maria, Joaquim e Ana, e em vários países do mundo o dia dos avós. Celebraram com o Santo Padre alguns jesuítas presentes no Rio de Janeiro, cidade que hospeda a Jornada Mundial da Juventude.
"Ter a sabedoria de se sentir um elo da história do mundo que começou antes e continuará no futuro, um futuro no qual apostar, o dos netos. É isso que se espera dos avós. É isso que certamente foram Ana e Joaquim, avós de Jesus, que aceitaram ser um elo na corrente da história da salvação. Uma promessa que, como pais da Virgem Maria, puderam ver de longe, mas à qual cederam com humildade", disse o pontífice. Um comportamento que, a partir de uma perspectiva diferente, se encontra em todos os avós do mundo:
"Os avós têm isso. Quando veem o neto, apostam na vida, no futuro e desejam o melhor para o seu neto, a melhor coisa. O dia de hoje, nos faz pensar em nossos avós, quando nascemos, todo o bem que quiseram para nós e a sabedoria que eles nos transmitiram, porque os avós num país são aqueles que devem transmitir a sabedoria, certo? E a deixamos como herança. Peçamos ao Senhor para que abençoe muito os nossos avós: eles foram um elo na vida."
O Papa Francisco pediu com insistência a Cristo para abençoar a capacidade dos avós de doar sem pretensões a experiência amadurecida para aqueles que vem depois deles. "E que a nós - disse referindo-se a seus confrades jesuítas – doe a graça de envelhecer com sabedoria, envelhecer com dignidade para sermos avós materiais ou consagrados espirituais."
"Transmitir a sabedoria. Que possamos ser como o vinho bom, que melhora na medida em que envelhece. É mais gostoso! O vinho ruim torna-se vinagre. Que possamos ser como o vinho bom. Que possamos envelhecer com sabedoria a fim de transmitir sabedoria. Peçamos a graça de não acreditar que a história termina com a gente, porque nem sequer começou conosco: a história continua. Que o Senhor nos doe um pouquinho de humildade para poder ser elo e crer." (MJ)
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário