Terá lugar em Cracóvia, na Polónia, a próxima JMJ: anunciou-o o Papa, no final da Missa em Copacabana
Terá lugar em Cracóvia, na Polónia, em 2016, a próxima Jornada Mundial da Juventude: anunciou o Papa Francisco, no final da Missa conclusiva do Encontro Mundial do Rio de Janeiro, neste domingo de manhã (era já a tarde na Europa e na África), com uma multidão calculada em três milhões de jovens, dispostos ao longo da baía de Copacabana.
Antes deste anúncio, o Papa agradeceu aos jovens a sua intensa participação neste Encontro Mundial. Antes ainda, o cardeal Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, que - muito aplaudido - evocou o Papa Bento XVI, que tinha convocado esta JMJ do Rio, e o Beato João Paulo II, idealizador destes Encontros Mundiais.
No momento da apresentação das ofertas, subiram ao altar (foto) os pais de um bebé que nasceu anencéfala (privada de cérebro). O Papa acolheu-os e tomou nos seus braços o bebé, beijando-o. Papa Francisco tinha encontrado esta família, sábado de manhã, ao sair da catedral. Os pais informaram-no que se recusaram a abortar, embora a lei o permitisse neste caso tão raro.
Na alocução inicial de saudação ao Papa, D. Orani Tempesta, arcebispo de Rio de Janeiro, anunciou uma decisão tomada pelo presidente da Câmara da cidade: a área rural de Guaratiba, 50 Km ao norte do Rio, que tinha sido preparadas pelas autoridades para que aí tivesse lugar a Vigília de sábado e esta Missa dominical e onde foi instalada uma grande cruz de ferro forjado, de 33 metros de altura, será agora destinada à construção de casas populares para alojar umas 20 mil pessoas.
O Santo Padre deverá chegar a Roma, nesta segunda-feira, 29, ao fim da manhã, após um voo de 11 horas e meia. A partida do Rio de Janeiro terá lugar às 19 horas (meia-noite, em Roma). Antes ainda, de tarde, o Papa teve dois encontros, na casa onde esteve alojado nesta visita: um com o Comité Central do Coordenação do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e outro com os voluntários que colaboraram nestas JMJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário