Bento XVI vê peregrinação a Javier como oportunidade para consolidar fé
O cardeal Bertone envia uma mensagem em nome do Papa
O cardeal Bertone envia uma mensagem em nome do Papa
Por Inma Álvarez
PAMPLONA,
- O Papa exorta aos fiéis que peregrinem este ano a Javier, lugar natal do santo espanhol Francisco Xavier, padroeiro das missões, e que esses dias suponham um acontecimento de fé. Assim expressou em uma breve mensagem assinada pelo cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, dirigida ao arcebispo de Pamplona, Dom Francisco Pérez González.
O texto completo foi divulgado pela revista espanhola Ecclesia.
O Papa anima os peregrinos a Javier (nas tradicionais «Javieradas», que se celebram todos os anos no início de março e que reúnem milhares de fiéis de toda a Espanha) a «imitarem este grande missionário, que foi pelo mundo semeando o Evangelho».
Esses dias, acrescenta, devem ser vividos «como uma oportunidade para consolidar a fé, aumentar o compromisso de ser coerentes com ela em todo momento e reforçar a generosidade de anunciá-la aos demais, como verdadeiras testemunhas de Cristo no mundo de hoje».
Por último, invocando a intercessão de Maria «para que prepare com sua maternal ternura o coração de todos os participantes para receber com gozo a graça de Deus», envia a bênção apostólica aos peregrinos.
As «Javieradas» são duas peregrinações que se realizam em dois domingos consecutivos em torno da Novena de Graça dedicada a São Francisco Xavier, e que este ano acontecerão em 8 e 14 de março próximos.
Esta peregrinação, que reúne fiéis de todo o país, começa com uma Via Sacra no percurso que une as localidades de Sanguesa e Javier (8 quilômetros), até chegar à esplanada do castelo natal do santo, onde se celebra a Eucaristia.
Este ano, o arcebispo de Pamplona dedicou sua tradicional mensagem a manifestar a similaridade da obra evangelizadora de São Francisco Xavier com a de São Paulo, por ocasião da celebração do Ano Paulino, e convidou os fiéis a «levarem a sério a nova evangelização» proclamada pelos últimos papas.
As «Javieradas» deste ano têm como slogan «Missionários como Paulo e Xavier: ai de mim se não evangelizar!», e reunirão grupos de famílias, jovens e crianças, para quem se prepararam atos religiosos e lúdicos específicos.
Fonte: ZENIT.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário