Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

quarta-feira, 18 de março de 2009

Igreja na Argentina: no meio de mercado de religiões
Entrevista com Dom Enrique Eguía, bispo auxiliar de Buenos Aires e secretário da Conferência Episcopal Argentina
Por Carmen Elena Villa

CIDADE DO VATICANO,

- Em um país com 2.500 cultos, a Igreja Católica na Argentina enfrenta novos desafios, que seus bispos estão analisando durante a visita ad limina apostolorum que realizam à Santa Sé desde 7 de março passado.
Durante estes dias, visitaram diferentes dicastérios vaticanos, onde expuseram os esquemas de trabalho de suas diferentes dioceses e o enquadraram no contexto da Igreja universal.
A Argentina, país com 90% de população católica, tem 70 dioceses com realidades e desafios muito diferentes. Desde ontem até sábado, os bispos estão tendo um encontro com o Papa Bento XVI na Sala Clementina do Vaticano.

Zenit falou com Dom Enrique Eguía, secretário da Conferência Episcopal Argentina e bispo auxiliar de Buenos Aires, acerca desta visita, os frutos que pode trazer para o país e os principais desafios pastorais.

Em sua opinião, quais podem ser os frutos desta visita para a atividade pastoral na Argentina?
– Dom Enrique Eguía: Primeiro, uma comunicação, aproximação e conhecimento nos diversos organismos do Vaticano para que, desde lá se conheça a vida e a atividade da missão na Argentina, levando em conta que esta visita está precedida pelos informes que cada diocese faz – entre 50 e 200 páginas. Isso permite uma aproximação muito fraterna para dar-nos a conhecer e também entre nós poder saber com quem contamos para nossa tarefa evangelizadora.

Quais são as principais características da fé do povo argentino?
– Dom Enrique Eguía: Como em toda a América Latina, em nosso país se dá o processo da religiosidade popular. Isso realmente é um dom de Deus, há uma cultura naturalmente religiosa. Nós dizemos sempre que a tarefa evangelizadora é a de sustentar a fé e aumentá-la. Há um desafio muito grande na Argentina, que consiste em aumentar e ajudar essa fé a crescer, essa fé que está no coração de nossos povos. Por isso, o grande desafio não é tanto apresentar a fé aos não-crentes, mas fazer crescer e amadurecer a fé dos crentes para que se viva mais plenamente. É um dom de Deus poder trabalhar a partir de grandes multidões em torno dos santuários. Na Argentina há muitos santuários que reúnem multidões de pessoas de forma periódica. Isso permite uma tarefa pastoral permanente, porque a Igreja oferece em cada experiência de santuário uma quantidade de sacerdotes que acompanha esta experiência confessando e celebrando missa. É uma maravilha ver como mais de um milhão de pessoas vão em peregrinação o Luján uma vez por ano. Ao longo do caminho encontram algum sacerdote para confessar-se e crescer na fé.

Quase três anos depois de ter realizado a 5ª conferência geral do episcopado latino-americano e do Caribe em Aparecida, quais foram os frutos deste evento para a evangelização em seu país?
– Dom Enrique Eguía: O caminho vai se dando pouco a pouco. Por um lado, trata-se de descobrir a importância de renovar de modo missionário a pastoral cotidiana; trabalhar sobre o cotidiano, dando-lhe uma forte perspectiva missionária. Isso é importante para poder vincular com os planos pastorais diocesanos. Para que Aparecida não seja como algo novo que deve ser acrescentado, mas o caminho natural da Igreja, desde os missionários. É preciso pensar em como se trabalham os batismos, a catequese, a paróquia evangelizadora, e todas as tarefas cotidianas pensá-las a partir da perspectiva missionária. Isso pode ser a primeira vertente.
A segunda é a necessidade de ter novamente, de maneira organizada e programática, missões concretas, com objetivos e prazos para poder chegar a todos. Há um duplo caminho: a renovação da pastoral cotidiana e a necessidade de ter sinais visíveis com missões programadas e com objetivos concretos. Assim, podemos responder ao espírito de Aparecida, que vai tocando pouco a pouco. O que realmente foi muito bem recebido é a identidade cristã como discípulos e missionários. Sobre isso está se trabalhando nas paróquias. A vocação do cristão é ser discípulo e ser missionário. Há grandes expectativas e pouco a pouco se abrem estas duas vertentes.

Em seu país se reconheceram mais de 2.500 cultos religiosos diferentes. Qual é o principal desafio para a Igreja no meio desse mercado de religiões?
– Dom Enrique Eguía: O desafio é permanente. Sobretudo nas regiões mais populares. A Igreja tem de estar atenta para ter sua capela, uma presença da comunidade católica. Também nos preocupa o fenômeno do «passeio» que as pessoas fazem: podem estar na seita e voltam para a Igreja e depois, por exemplo, vão para uma igreja universal eletrônica. Agora, o grande desafio é conseguir que as pessoas tenham uma experiência e que descubram que a plenitude da fé se vive na Igreja Católica. Mas muita gente tem a concepção de prateleira de supermercado, que cada dia se pega o mesmo produto numa embalagem diferente. O grande desafio está aí.
Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: