Brasil registra primeira morte por nova gripe, diz Temporão
Caminhoneiro de 29 anos do Rio Grande do Sul é a primeira vítima fatal.Ministro disse que há outro paciente contaminado que 'inspira cuidados'.
Fausto Carneiro e Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou neste domingo (28) a primeira morte no país causada por influenza A, a nova gripe. Um homem de 29 anos, que esteve na Argentina e estava internado no Rio Grande do Sul, foi o primeiro caso confirmado.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a vítima era um caminhoeiro da cidade de Erechim. Ele estava internado na cidade vizinha de Passo Fundo. O Ministério da Saúde, porém, não deu detalhes do paciente.
Segundo Temporão, o paciente passou sete dias na Argentina e teve os primeiros sintomas da doença no dia 15 de junho quando ainda estava no país vizinho. Ele foi internado em 20 de junho, no Rio Grande do Sul e, no dia 23, segundo Temporão, teve uma piora, com "sintomas que evoluíram para um quadro de insuficiência respiratória".
"Mesmo devidamente assistido, veio a falecer hoje de manhã. O Ministério da Saúde lamenta profundamente a morte e reafirma que está lançando mão de todos esforços para conter a doença e evitar a ocorrência de óbitos", disse.
Cobertura completa: fotos, vídeos, infográfico e reportagens
A morte do paciente se deu 64 dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o mundo enfrentava uma pandemia da nova doença.
************
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou que o número de casos de Influenza A (nova gripe) no Brasil subiu de 591, contabilizados neste sábado (27), para 627 neste domingo (28). Com isso, houve a confirmação de mais 36 pessoas contaminadas pelo vírus da gripe.
Fonte: G1.globo . com
Clique aqui: Gripe suína: quais os sintomas e como prevenir?
Nenhum comentário:
Postar um comentário