HÁ 40 ANOS, O HOMEM PISAVA O SOLO DA LUA: SUPREMACIA DA TÉCNICA?
Cidade do Vaticano,
- Quando o primeiro homem tocou a superfície do solo lunar, Paulo VI ficou muito impressionado pelo evento. Mas – da mesma forma que o faz ontem, Bento XVI – alertou imediatamente para o perigo que o homem pudesse se tornar escravo da "onipotência da técnica": foi o que sublinhou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, comentando para a Rádio do Papa, o histórico evento que marcou o século XX. "Na época – recorda Pe. Lombardi − Papa Montini havia publicado há pouco a encíclica Populorum progressio, na qual manifestava sua esperança de "que a inteligência humana e a capacidade prodigiosa da ciência e da técnica fossem colocadas a serviço do bem". "Também a nova encíclica de Bento XVI, toda dedicada ao verdadeiro desenvolvimento da humanidade – sublinha Pe. Lombardi, diretor-geral da Rádio Vaticano – se conclui, recordando-nos que o homem não deve tornar-se escravo de uma nova ideologia – a onipotência da técnica – mas buscar com responsabilidade, aquele desenvolvimento integral que tem, na caridade e na verdade, a sua força propulsora." Em 20 de julho de 1969, o módulo de pouso Eagle, da Apolo 11, chega à Lua, ao Mar da Tranquilidade, com dois astronautas a bordo. Neil Armstrong torna-se o primeiro ser humano a pisar na Lua, seguido por Edwin Aldrin. Eles permaneceram 22 horas no solo lunar. O terceiro astronauta, Michael Collins, permaneceu em órbita, no módulo de comando Columbia. A missão durou oito dias, e 22 kg de material lunar foram trazidos para a Terra.
O Google Earth comemora os 40 anos da "conquista" da Lua com uma viagem virtual: a nova versão do programa de mapas 3D foi apresentada nesta segunda-feira, para comemorar dos 40 anos da chegada do homem à Lua.
A solenidade, que começou ao meio-dia (horário de Brasília) conta com a presença de Buzz Aldrin, um dos astronautas da pioneira missão Apollo 11. Aliás, ele − autor de livros sobre a ida à Lua − e Andrew Chaiken, são os narradores do "Tour Apollo 11" que conta todos os detalhes da missão pioneira.Além disso, a nova versão do programa irá incluir imagens captadas por um satélite colocado em órbita pela NASA, no mês passado, destinado a tirar fotografias de alta definição do satélite natural da Terra.
A apresentação do novo software teve lugar em Washington, capital dos Estados Unidos. (AF)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário