Card. Hummes: gestos de Francisco são sinais para o mundo
Cidade do Vaticano
– A Igreja Católica celebra a partir desta Quinta-Feira Santa o Tríduo
Pascal.A Missa do Crisma será celebrada na Basílica de São Pedro, às 9h20 (horário de Roma), presidida pelo Papa Francisco. À tarde, ele celebra a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés, no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, na periferia de Roma. A Rádio Vaticano não transmitirá nenhuma das duas cerimônias com comentários em português.
Cinquenta jovens do Instituto Penal participarão da celebração, entre os quais 11 meninas. Do lava-pés, participarão 12 jovens de nacionalidades e religiões diferentes.
A animação da celebração ficará a cargo de um grupo de 40 voluntários da Associação “Voluntários Casal del Marmo” e de membros da Renovação Carismática que animam a liturgia dominical no Instituto. As leituras e as preces dos fiéis serão feitas pelos jovens. Após a celebração, o Santo Padre saudará os membros do Instituto.
Celebrando em Casal del Marmo, Francisco dá assim continuidade a uma tradição que assumiu quando ainda sacerdote. Em Buenos Aires, Bergoglio costumava celebrar esta Missa em prisões ou casas para pobres e marginalizados.
Sobre a decisão de manter este gesto, Cristiane Murray contatou o Arcebispo emérito de São Paulo, Card. Cláudio Hummes:
Ele continua dando todos esses grandes sinais e gestos concretos, decisões concretas que confirmam o nome dele de Francisco. Creio que seja uma grande mensagem para o mundo todo esses gestos, essas decisões, esses atos dele, em que mostra realmente que é um Papa para os pobres, com os pobres e um Papa que quer também que seja uma Igreja coerente com o Evangelho. Olhando para S. Francisco de Assis, esse homem do Evangelho, esse homem da pobreza, da humidade, da paz, do amor à criação, eu creio que são sinais para o mundo e que o mundo entende. Também essa decisão de celebrar a Ceia do Senhor com os jovens que estão na prisão, de fato ele fazia isso em Buenos Aires, mostra se trabalho como Bispo de Roma. Ele vai continuar certamente nesta linha, isso nós vamos ver muito, como ele vai estar junto do pobre, do mais sofrido da diocese de Roma, mas sendo assim sinal para todo o mundo, para todos os homens e mulheres. E fico muito comovido e emocionado quando escuto e vejo este Papa sendo tão coerente com seu nome.(BF)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário