
"O ORATÓRIO VAI DE MOTO, DE CARROÇA E ATÉ DE JEGUE"
Da. Maria de Fátima de Lima, é uma simpática moradora de Águas Belas, cidade do agreste pernambucano.. Ela coordena 56 Oratórios do Imaculado Coração de Maria, em todo o município, incluindo a área urbana e rural. Nas comunidades e nos sítios do interior o Oratório percorre grandes distancias de uma casa para outra e nessas ocasiões qualquer meio de transporte é valido para conduzi-lo: “moto,carroça, e até mesmo lombo de jegue”, afirma ela sorridente.
A FAMILIA CATÓLICA: Quando a senhora asumiu o trabalho de. Coordenação dos Oratórios em Águas Belas?
Da. Fátima: Olha, foi um convite do Pe. Jorge de. Melo, o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Minha filha Janaina era Coordenadora, mas quando precisou viajar o padre pediu que eu continuasse o trabalho, o que aceitei com muito amor e dedicação. O primeiro Oratório chegou aqui dia 1º de abril de 2002 e de lá para cá já temos 56 grupos espalhados pela cidade e pelo interior.

Da. Fátima: As distancias são muito grandes, mas o povo é muito devoto. Em algumas comunidades todos se reúnem e levam o Oratório em procissão. Quando a distancia é muito grande levam o Oratório de moto, de carroça e até mesmo de jegue (risos). A nossa Paróquia tem 54 comunidades no interior e são apenas 3 padres.
A FAMILIA CATÓLICA: E na cidade, quais as atividades do Oratório?
Da. Fátima: Na Matriz temos a Missa todo primeiro sábado do mês, quando se reúnem mais de 200 pessoas de todos os bairros. A Pastoral do Oratório também é a responsável por rezarmos o terço na Rádio Nossa Senhora da Conceição no segundo sábado de cada mês.
A FAMILIA CATÓLICA: E a senhora encontra tempo para tudo?
Da. Fátima: Ah, meu filho, eu eu tenho que me desdobrar e ainda participo do Apostolado da Oração, da Pastoral da Liturgia e do Dízimo. Nesse mês vamos ter a bênçao de 3 Oratórios novos, que vão para as comunidades de Cachoeirinha, Undurana e Quilombo. É um trabalho muito gratificante. E eu tenho o mesmo nome de Nossa senhora, ela me protege e me ajuda!
* A região onde está situada a cidade de Águas Belas era habitada, originalmente, pelos índios Tupiniquins, que foram expulsos dali depois de uma luta contra representantes da tribo Carijós. A aldeia era conhecida como Aldeia da Lagoa devido a uma lagoa existente no local e depois como Povoação Ipanema, devido ao Rio Ipanema. Consta que, por volta de 1.700, apareceu na região o primeiro homem branco (João Rodrigues Cardoso), com objetivo de catequizar os índios.
A denominação Águas Belas surgiu quando o Ouvidor Jacobina, durante uma viagem, encontrou no local água potável e cristalina de excelente qualidade e teria falado: "Águas Belas, as desta povoação que a chamam de Ipanema, quando lhe deviam chamar, antes, Águas Belas". Desmembrado do município de Buíque, Águas Belas foi elevada à categoria de cidade a 24 de maio de 1904.
Participe ou coordene, um Oratório