Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia

A Festa de Atibaia marca a abertura do calendário de exposições de pêssegos e uvas do Circuito das Frutas, associação de dez municípios (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo) que possuem forte produção de frutas.
Para o secretário de Agropecuária e Abastecimento de Atibaia, Humberto Rosente, a produção de frutas é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade. "A fruticultura permite a fixação das famílias no campo e garante a geração de renda, já que os trabalhadores rurais gastam o que ganham no comércio e setor de serviços da cidade"
A alta empregabilidade da fruticultura é uma das grandes vantagens em relação às grandes culturas, como soja e cana, que empregam, em média, uma pessoa por hectare. Em Atibaia, as cultura da uva e do pêssego são praticadas em pequenas propriedades, que chegam a contratar, em média, de 5 a 10 pessoas por hectare.
Na festa, organizada pela Associação Centro Comunitário do Bairro Boa Vista e que conta com o apoio da Prefeitura de Atibaia, será possível, além de comprar a fruta direto do produtor, saborear deliciosas receitas feitas a partir da Uva e do Pêssego.
Exposição de Caprinos e Ovinos
A grande novidade da Festa da Uva e do Pêssego de Atibaia é a Exposição de Caprinos e Ovinos. Segundo a secretaria de Agropecuária e Abastecimento, estarão em exposição aproximadamente 250 animais por final de semana. São exemplares de várias raças de corte, lã e leite.
De acordo com o secretário da pasta, Humberto Rosente, esta é a primeira vez que a cidade organiza uma exposição de caprinos e ovinos. A intenção da secretaria é de fortalecer o setor, que já conta com um número representativo de criadores na região. "Existe uma grande demanda por caprinos no país. Praticamente 70% da carne consumida no Brasil é importada da Argentina e do Uruguai", explicou o secretário.
Segundo o presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região Bragantina, José de Agrela, a região possui um rebanho de aproximadamente 40 mil cabeças, sendo, considerado, inclusive, um dos melhores do estado de São Paulo. "Temos um potencial para 320 mil cabeças na região", explica de Agrela. "A demanda por carne é crescente no Estado de São Paulo. Com esta exposição esperamos fortalecer o mercado na região", considera.
A expectativa do secretário Humberto Rosente é de que já no próximo ano a exposição conte com animais que façam parte do ranking dos melhores do país, com a presença de julgadores de renome.
A exposição de Caprinos e Ovinos de Atibaia acompanha a programação da Festa da Uva e do Pêssego, que será aberta, no Parque Edmundo Zanoni, no sábado, dia 5 e segue pelos dias 6, 12 e 13 de dezembro.
Mapa de localização de Atibaia

Fonte: Atibaia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário