Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NOS ENSINAM COMO ENCARNAR O EVANGELHO


ELLACURÍA E COMPANHEIROS NOS ENSINAM COMO ENCARNAR O EVANGELHO


Cidade do Vaticano,

– "Inácio Ellacuría e os mártires de San Salvador." Este é o título do livro apresentado na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, para recordar os 20 anos da morte dos jesuítas na Universidade de San Salvador.Da apresentação, participaram o autor do livro, Emanuele Maspoli, o Padre Joseph Joblin, docente da Gregoriana, e o Pe. Gabriel Ignacio Rodríguez, assistente do Prepósito da Companhia de Jesus para a América Latina Setentrional, que concedeu com exclusividade uma entrevista ao Programa Brasileiro.
Por que é importante recordar esses 20 anos?
Pe. Rodríguez:- Pelo testemunho que Ignácio Illacuria e seus companheiros nos deram de sua experiência cristã e de seu compromisso com o povo salvadorenho, que vivia naquele momento uma situação muito crítica de guerra e de injustiça cometidas há décadas; e eles se comprometeram em ajudar esse povo e em buscar melhores condições sociais. E neste empenho foram extraordinários, porque deram sua vida neste empenho. Vale a pena recordar por este motivo, porque podem nos dar a todos uma luz para a nossa ação e vivência cristã hoje.Tratou-se de um evento que não envolveu somente El Salvador e os jesuítas.
Podemos dizer que há uma dimensão que vale para toda a Igreja e para toda a América Latina?
Pe. Rodríguez:- Creio que sim, porque aquilo que fizeram neste lugar tão particular, tão concreto, neste país tão pequeno, penso que tenha um valor universal e, por isso, seu testemunho é uma contribuição a toda a Igreja, porque foram homens que se comprometeram em expressar, em buscar a verdade da sociedade, em viver profundamente seu compromisso cristão, em defender os humildes, em buscar uma sociedade mais fraterna. Esses são valores próprios do Evangelho, que interessam a toda a Igreja e que o mundo de hoje globalizado tem que continuar buscando; do contrário, será um mundo desigual, onde poucos desfrutam dos bens da criação e muitos sofrem e sobrevivem em meio a uma deterioração imensa da vida, e isso não revela a dignidade dos seres humanos. Por isso, tem um valor universal para toda a Igreja e, sem dúvida, muito particular para toda a América Latina. Eu creio que a América Latina tenha neles o símbolo de homens que amaram suas terras, amaram esse país e tentaram valorizar a população humilde, fiel, a redescobrir seus valores e creio que isso seja algo, como latino-americanos, temos que descobrir a riqueza do nosso povo humilde e sensível, que tem muito a contribuir para a construção dos nossos países e de uma humanidade muito mais fraterna.
Como a América Latina mudou nesses 20 anos?
Pe. Rodríguez:- Creio que esses 20 anos trouxeram do ponto de vista econômico e social um avanço em alguns países. Porém, a meu ver, todos os países latino-americanos continuam buscando seu desenvolvimento econômico e social e sua inclusão no panorama mundial. Creio que países como Chile, Brasil, tenham tido melhoras significativas em porcentagem de população que pode participar nos bens da cultura e nas possibilidades que a sociedade oferece hoje, mas que ainda tem, todavia, setores sociais por incluir. Creio que outros países também melhoraram, com índices um pouco mais baixos, porém ainda temos países na América Latina nesses 20 anos com situações muito difíceis, no Haiti, especialmente na América Central, particularmente Nicarágua e Honduras. Todavia creio que esses 20 anos não resolveram claramente como será o futuro da América Latina, esse futuro não será construído em justiça, em desenvolvimento e paz social se os países latino-americanos continuarem um pouco divididos entre si, cada um pensando em si. Creio que hoje outras partes do mundo nos dão exemplo de unidade, de trabalho comum, de esforços conjuntos para obter o desenvolvimento e, nesse sentido, resta muito por fazer na América Latina. Ainda temos grande parte da nossa população com índices de pobreza e miséria muito altos.
Onde o senhor estava naquele dia, como recorda o dia do atentado?
Pe. Rodríguez:- Naquele dia, 16 de novembro de 1989, eu estava fazendo os Exercícios Espirituais de 30 dias durante um período de formação que nós jesuítas temos, que se chama Terceira Provação. Eu estava no Canadá, era uma época de um inverno muito rigoroso, e eu estava na Segunda Semana dos Exercícios Espirituais, precisamente era o dia em que fazíamos a meditação que nos Exercícios se chama Meditação do Reino, era o dia 16 de novembro, às seis da tarde, e nos encontramos para celebrar a eucaristia e, no início, o instrutor da Terceira Provação, um padre canadense que se chamava Pe. Bernard Carrier, nos disse que chegaram notícias da América Central, de San Salvador, de que os jesuítas da Universidade, da UCAN, tinham sido assassinados. Precisamente em 16 de novembro nós jesuítas recordamos também os mártires do Paraguai, jesuítas que no século XVII foram mortos, que deram sua vida testemunhando a fé cristã, num processo de evangelização nos povos guaranis. E a coincidência teve um impacto muito forte, estávamos fazendo a Meditação do Reino para celebrar a festa dos mártires paraguaios e nos encontramos com mártires modernos. Digo mártires porque foram homens que deram sua vida, buscando a paz e a justiça, buscando que a sociedade salvadorenha fosse mais evangélica, e através dela, também a sociedade latino-americana e mundial fosse mais evangélica, mais fraterna, justa. Digo que são mártires porque derramaram seu sangue movidos por esse compromisso de fé.
Que lição, como Igreja, podemos tirar desse fato?
Pe. Rodríguez:- É uma bela pergunta, porque é a pergunta que testemunha a nossa fé cristã em um mundo como o de hoje, ou seja, esses homens acolheram a mensagem do Evangelho, a mensagem do Senhor. E entenderam que o Evangelho oferece ao mundo uma palavra, convidando-nos ao amor, ao amor que não é somente uma relação sentimental, emocional entre duas pessoas ou entre um pequeno grupo de pessoas, ou que não é meramente uma experiência a ser vivida de maneira comunitária. Claro que é isso, mas é também um convite à sociedade. O Magistério da Igreja nos fala, o papa nos fala da civilização do amor. E é nesse sentido, e eu creio que eles tenham entendido, que esses jesuítas nos deram o testemunho de atender a esse chamado de construir uma sociedade, de construir estruturas sociais que possam expressar o respeito pela dignidade humana, o valor do ser humano, de cada ser humano, como cada pessoa tem um rosto, um nome, uma história, uma vocação, um chamado de Deus. Portanto, a proteção de cada vida humana é a tarefa do cristão e quando você encontra esses homens, esses jesuítas, movidos pela fé, movidos pelo amor a Jesus, movidos pelo desejo de comunicar o Evangelho e que tentam encarnar esse Evangelho na construção de um respeito da dignidade humana em uma sociedade, é um testemunho que hoje não podemos esquecer, porque os problemas, as dificuldades e as relações humanas e no concerne aos temas da justiça, da fraternidade social, seguem vigentes. A última encíclica do Santo Padre, Caritas in veritate, evidencia que os seres humanos ainda não vivem na fraternidade e na justiça. (BF)
Fonte: RV

Nenhum comentário: