Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

3- CNBB ESCOLHE 2009 COMO O ANO CATEQUÉTICO DO BRASIL

3- Parte


Catequese-Liturgia: duas faces do mesmo Mistério

“Aquilo que não é celebrado não pode ser apreendido em sua profundidade e em seu significado para a vida. A catequese leva em conta essa expressão de fé pelo rito para desenvolver também uma verdadeira educação para a ritualidade e o simbolismo.” (DNC 116)
Ir. Zélia Maria Batista (*)
Catequese-Liturgia é uma das reflexões do quarto capítulo do Diretório Nacional de Catequese que trata da mensagem e conteúdo. Para facilitar e contribuir com a dinamização deste conteúdo tão profundo e rico para a formação dos/as catequistas, foi elaborado o terceiro caderno da coleção: “`Catequese à luz do Diretório Nacional de Catequese”, subsídio, que logo mais será publicado pelas edições CNBB.
A “liturgia é fonte inesgotável da catequese” e “lugar privilegiado da educação da fé”, porque reúne e integra à centralidade do mistério pascal a vida na sua amplitude, na qual a experiência pascal é vivida no cotidiano de uma forma humano-divina.
Há, portanto, uma sintonia entre a fé, a celebração e a vida. O mistério de Cristo anunciado na catequese, isto é, o saber catequético, é assimilado e saboreado, através da ritualidade, do simbolismo, do ritmo que a liturgia imprime pelo seu caráter mistagógico. Portanto, o Saber, é capaz de oferecer os elementos necessários para a compreensão daquilo que celebramos e dar-lhes sentido e significado. Infelizmente, ainda, o Saber prevalece. Há muita preocupação com a transmissão de conteúdo e não se enfatiza a dimensão celebrativo-litúrgica que corresponde ao Sabor. A liturgia tem mais a ver com Sabor, quanto menos explicações e comentários, melhor, pois o canal de comunicação é a linguagem simbólica, ritual, sonora, gestual. É a experiência do mergulho da inteireza do ser no mistério celebrado.
Ainda há muito que caminhar em vista da unidade entre catequese, como educação da fé, e liturgia, como celebração da fé: duas faces de uma mesma realidade, ambas importantes e que expressam a identidade do ser cristão, porque possibilitam a experiência com a Pessoa de Jesus Cristo. Ambas, catequese e liturgia, integram os elementos essenciais da Iniciação Cristã: a experiência com a Palavra, com os sacramentos e com a comunidade, o que confere à catequese um caráter iniciático e mistagógico.
O Documento de Aparecida n° 12 diz que “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso, uma orientação decisiva”. Isso vem confirmar a necessidade de uma catequese mistagógica, que introduz para dentro do mistério e com isso a exigência de catequista-mistagogo, capaz de iniciar as pessoas num itinerário de educação da fé marcado pela experiência, pela conversão e adesão a Jesus Cristo. Itinerário que tem a sua culminância com a celebração dos sacramentos, porém como finalidade a configuração da identidade cristã, a formação de discípulos missionários.
O subsídio, que será publicado, contribuirá para que haja uma maior compreensão da catequese-liturgia, e seja enfrentado o desafio de iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos neste itinerário que leva à experiência profunda, madura, consciente e responsável com Cristo: Para que a fé conhecida se torne vida e a vida se torne a plena expressão do mistério celebrado. Nesta busca somos todos discípulos. A catequese é caminho para o discipulado e o Mestre permanece conosco, de uma forma discreta, mas real. Isso nos enche de esperança e nos faz viver alegria de ser discípulo/a. (*) Ir. Zélia Maria Batista, Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética

Nenhum comentário: