Mais de 15 mil jovens de Portugal na JMJ
Por todo o país juventude se mobiliza
Por todo o país juventude se mobiliza
- O número de jovens portugueses na Jornada Mundial da Juventude de Madri deve superar os 15 mil.
O diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, padre Pablo Lima, anunciou que estão registadas quase oito mil inscrições até o momento.
Em declarações à ‘Agência Ecclesia’, afirmou crer que até agosto se conseguirá superar a marca de 15 mil jovens. “Um pouco por todo o país”, os jovens “estão a mobilizar-se e a realizar atividades”.
O responsável assinalou que as dioceses continuam “a promover as catequeses e encontros de formação” previstos na preparação para o encontro na capital espanhola. Cresce, “mesmo naqueles que não podem ir a Madri”, a “vontade de participar, de organizar-se e estar em comunhão”.
Padre Pablo Lima acredita que “não é por acaso que o Papa repete um país” para celebrar a Jornada, depois de em 1989 a cidade espanhola de Santiago de Compostela ter acolhido o encontro.
“Este ambiente de secularização, e até de um certo silenciamento da Igreja e dos cristãos em geral, é uma das razões pela qual o Papa quis escolher o local”, disse.
“Pretende-se que os jovens não caiam naquele pecado que Bento XVI apontou quando esteve em Portugal [11 a 14 de Maio de 2010], dos crentes que vivem como envergonhados da sua fé”, frisou Pablo Lima.
A preparação da presença nacional na JMJ foi um dos temas da reunião realizada a 18 e 19 de março, em Fátima, com a presença dos responsáveis pela Pastoral Juvenil das 20 dioceses territoriais portuguesas.
Fonte: ZENIT.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário