MUITO OBRIGADO, DOM CLÁUDIO
Cidade do Vaticano, 09 out (RV)
- Bento XVI acolheu, no último dia 7, a renúncia apresentada, por limite de idade, pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, do cargo de Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano.
Dom Cláudio, frade franciscano, nasceu em Montenegro (RS), em 8 de agosto de 1934. Foi o 18º bispo de São Paulo, sendo seu 6º arcebispo e 4º cardeal; é arcebispo emérito de São Paulo.
Em 31 de outubro de 2006, foi nomeado Prefeito da Congregação para o Clero.
Até esta semana, Dom Cláudio era o brasileiro com maior influência no Vaticano e a sua presença na Cúria Romana era, sem dúvida, um reconhecimento para com o Brasil onde vive um católico a cada dez existentes no mundo.
Dom Cláudio é um membro da Igreja que sempre manifestou ao mesmo tempo preocupação com questões sociais e zelo com a doutrina da Igreja.
Defensor dos direitos dos trabalhadores, foi uma das vozes de contestação durante o regime militar no Brasil.
No cargo de Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro foi responsável por mais de 400 mil sacerdotes espalhados pelos 5 continentes.
Um trabalho enorme, que ele cumpriu com dedicação, solicitude e obediência ao Santo Padre. De fato, foi Bento XVI que o chamou para desempenhar essa função, na qual teve que enfrentar questões difíceis e complicadas, como os casos de pedofilia e a laicização, processo através do qual os padres deixam o sacerdócio.
No cargo como Prefeito da Congregação para o Clero Dom Cláudio contribuiu para a aprovação do Acordo Brasil - Santa Sé, trabalhou e trabalha em prol da canonização do Apóstolo do Brasil, Beato José de Anchieta, dedicou dias e noites na organização e realização do Ano Sacerdotal.
Na sua função de responsável pelo organismo vaticano que cuida dos sacerdotes presentes no mundo inteiro, nunca se furtou de contribuir com a Rádio Vaticano, através de entrevistas e meditações que a Rádio do Papa levou aos seus ouvintes presentes no Brasil e no continente africano.
Apesar de suas inúmeras atividades, sempre deixou a sua porta aberta para as pessoas que o procuravam.Naturalmente nós do Programa Brasileiro só podemos agradecer a Dom Cláudio pelo seu trabalho e principalmente a Deus por tê-lo escolhido como operário de sua messe.
Certamente ele continuará a sua missão de evangelizador e de testemunha do Evangelho, nessa nova etapa de vida que agora tem início.
Neste mês missionário, o franciscano Hummes deixa o seu cargo no Vaticano, com o agradecimento da Igreja presente em todo mundo, e com o espírito que distingue esse servo do Senhor certamente sua missão será ainda mais intensa nos lugares por onde ele passar.
A missão do homem de Deus – e esse é o caso de Dom Cláudio - é de ajudar na reconstrução do sentido fecundo da vida humana e da prática da fé, criando por onde passa uma comunhão íntima com Jesus Cristo.
Obrigado Dom Cláudio e Deus o abençoe.
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário