CONCLUÍDA VIAGEM DE BENTO XVI A PORTUGAL: QUE MINHA VISITA RENOVE ARDOR ESPIRITUAL
Porto, 14 mai (RV)
- Bento XVI concluiu no final da tarde desta sexta-feira a sua 15ª Viagem Apostólica Internacional, viagem esta que o levou a Portugal, onde se encontrava desde terça-feira passada, dia 11.Após a celebração da santa missa, presidida esta manhã pelo Pontífice, na Avenida dos Aliados, no Porto, Bento XVI seguiu de papamóvel para o Aeroporto Sá Carneiro, onde teve lugar a cerimônia oficial de despedida, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e demais autoridades políticas e civis e alguns bispos de Portugal, entre os quais o Patriarca de Lisboa, Cardeal José da Cruz Policarpo.
Ali o Papa proferiu o sétimo e último discurso da sua viagem de quatro dias a Portugal.
Antes disso tiveram lugar as honras militares e a execução dos hinos pontifício e de Portugal:
Em seu discurso, o Presidente português homenageou Bento XVI definindo-o "sábio peregrino que vai ao encontro de todos os homens de boa vontade". Portugal – disse Cavaco Silva dirigindo-se o Papa – foi reforçado pela mensagem de esperança e de confiança que nos deu.
O chefe de Estado pediu ao Santo Padre que tenha Portugal e os portugueses em seu espírito e em suas orações, desejando boa viagem ao Pontífice.
Após saudar o Presidente da República portuguesa, as autoridades, os bispos e demais presentes, o Papa disse:
"No termo da minha visita, repassa no meu espírito a densidade de tantos momentos vividos nesta peregrinação a Portugal. Levo guardada na alma a cordialidade do vosso acolhimento afetuoso, a forma tão calorosa e espontânea como se cimentaram os laços de comunhão com os grupos humanos com quem pude contatar, o empenhamento que significou a preparação e a realização do programa pastoral planeado."
O Pontífice quis no momento da despedida expressar toda sua sincera gratidão ao Presidente do país, aos bispos portugueses, ao Governo e a todos aqueles que se desdobraram em visível dedicação ao longo de toda a sua viagem, estendendo seus agradecimentos aos meios de comunicação social que acompanharam esta sua visita.
"Para todos os portugueses, fiéis católicos ou não, aos homens e mulheres que aqui vivem, mesmo sem aqui terem nascido, vai a minha saudação na hora da despedida" - disse.
Em seguida, Bento XVI quis deixar uma premente exortação a todos os portugueses:
"Não cesse entre vós de crescer a concórdia, essencial para uma sólida coesão, caminho necessário para enfrentar com responsabilidade comum os desafios com que vos debateis.
Continue esta gloriosa Nação a manifestar a grandeza de alma, profundo sentido de Deus, abertura solidária, pautada por princípios e valores bebidos no humanismo cristão. Em Fátima, rezei pelo mundo inteiro pedindo que o futuro traga maior fraternidade e solidariedade, um maior respeito recíproco e uma renovada confiança e confidência em Deus, nosso Pai que está nos céus."
O Santo Padre ainda expressou ter-lhe sido uma alegria ser testemunha da fé e devoção da comunidade eclesial portuguesa. Ter podido "verificar a energia entusiasta das crianças e dos jovens, a adesão fiel dos presbíteros, diáconos e religiosos, a dedicação pastoral dos bispos, a procura livre da verdade e da beleza patente no mundo da cultura, a criatividade dos agentes de pastoral social, a vibração da fé dos fiéis nas dioceses que visitei" - frisou.
O Santo Padre despediu-se dos portugueses manifestando um desejo particular e deixando a todos a Bênção Apostólica:
"O meu desejo é que a minha visita se torne incentivo para um renovado impulso espiritual e apostólico. Que o Evangelho seja acolhido na sua integridade e testemunhado com paixão por todos os discípulos de Cristo, a fim de que se revele como fermento de autêntica renovação de toda a sociedade!
Desça sobre Portugal e todos os seus filhos e filhas a minha Bênção Apostólica, portadora de esperança, de paz e de coragem, que imploro de Deus pela intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a quem manifestais tanta confiança e firme amor. Continuemos a caminhar na esperança! Adeus!"
O avião Airbus A320 da TAP trazendo o Papa e comitiva decolou às 14h17 locais, chegando ao Aeroporto Internacional de Roma-Ciampino às 17h40 locais (12h40 de Brasília), de onde Bento XVI se transferiu logo em seguida, de automóvel, de volta para o Vaticano, concluindo assim a sua 15ª Viagem Apostólica Internacional. (RL)
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário