Seguidores

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Esteja ao lado de Nossa Senhora de Fátima como nunca pode imaginar.

Visite a Capela das Aparições, ON LINE.
Participe das orações, do terço e das missas diárias.

Clique na imagem de Nossa Senhora e estará em frente à Capelinha do Santuário de Fátima.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA

Uma Capela cheia de segredos !Você quer descobri-la conosco? Saiba, antes de tudo, que a Casa Mãe da Companhia das Filhas da Caridade era o antigo "Hotel de Châtillon". Este, foi concedido à Companhia, em 1813, por Napoleão Bonaparte, depois da tormenta da Revolução Francesa. Imediatamente, começa a construção da Capela.A 8 de agosto de 1813, realizou-se a bênção solene da Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1830, aconteceram então as aparições. Aumentou o numero de vocações.Foi necessário transformar a Capela, que passa então por várias modificações. Em 1930, por ocasião do centenário das apariçes, uma nova reforma nos mostra a Capela tal como a vemos hoje.Agora, a você a oportunidade de visitá-la!
http://www.chapellenotredamedelamedaillemiraculeuse.com

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris

Visita a Capela da Medalha Milagrosa, localizada na Rue du Bac, 140 - Paris
Clique sobre a foto para a visita guiada em 15 etapas

domingo, 2 de maio de 2010

HOMILIA DO PAPA BENTO XVI, NA MISSA CELEBRADA HOJE EM TURIM

HOMILIA DO PAPA NA MISSA CELEBRADA EM TURIM

"Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros"

Turim, 02 mai (RV)

– Bento XVI presidiu, esta manhã, a celebração eucarística na Praça São Carlos, em Turim, norte da Itália, por ocasião de sua visita ao Santo Sudário.Segue a homilia do Santo Padre com a tradução livre de Raimundo Lima.Caros irmãos e irmãs!Tenho a alegria de encontrar-me com vocês neste dia de festa e de celebrar para vocês esta solene Eucaristia. Saúdo cada um dos presentes, em particular, o Pastor da Arquidiocese de vocês, o Cardeal Severino Poletto, a quem agradeço pelas calorosas expressões a mim dirigidas em nome de todos. Saúdo também os Arcebispos e os Bispos presentes, os Sacerdotes, os Religiosos e as Religiosas, os representantes das Associações e dos Movimentos eclesiais. Dirijo um deferente pensamento ao Prefeito, Dr. Sergio Chiamparino, grato pela cortês saudação que me fez, ao representante do Governo e às Autoridades civis e militares, com um particular agradecimento àqueles que generosamente ofereceram a sua colaboração para a realização desta minha Visita pastoral. Estendo o meu pensamento àqueles que não puderam estar presentes, de modo especial aos doentes, às pessoas sozinhas e àqueles que se encontram em dificuldade. Confio ao Senhor a cidade de Turim e todos os seus habitantes nesta celebração eucarística, que, como todos os domingos, nos convidam a participarmos de modo comunitário da dúplice refeição da Palavra de verdade e do Pão de vida eterna.Encontramo-nos no tempo pascal, que é o tempo da glorificação de Jesus. O Evangelho que ouvimos há pouco nos recorda que essa glorificação se realizou mediante a paixão. No mistério pascal paixão e glorificação estão estreitamente ligadas entre si, formam uma unidade indivisível. Jesus afirma: <> (Jo 13, 31) e o faz quando Judas sai do Cenáculo para colocar em prática o plano de sua traição, que levará à morte do Mestre: justamente naquele momento tem início a glorificação de Jesus. O evangelista João o faz compreender claramente: de fato, não diz que Jesus foi glorificado somente após a sua paixão, por meio da ressurreição, mas mostra que a sua glorificação teve início justamente com a paixão. Nela Jesus manifesta a sua glória, que é a glória do amor, que se doa totalmente. Ele amou o Pai, fazendo a sua vontade até o fim, com uma doação perfeita; amou a humanidade dando a sua vida por nós. Desse modo já em sua paixão é glorificado, e Deus é glorificado nela. Mas a paixão é somente um início. Por isso Jesus afirma que a sua glorificação será também futura (cfr v. 32). Depois, o Senhor, no momento em que anuncia a sua partida deste mundo (cfr v. 33), quase como testamento a seus discípulos para continuar de modo novo a sua presença em nosso meio, dá-lhes um mandamento: <> (v. 34). Se nos amamos uns aos outros, Jesus continua presente em nosso meio.Jesus fala de um "mandamento novo". Mas qual é a sua novidade? Já no Antigo Testamento Deus havia dado o mandamento do amor; agora, porém, este mandamento tornou-se novo, enquanto Jesus lhe traz um acréscimo muito importante: <>. O que é novo é justamente este "amar como Jesus amou". O Antigo Testamento não apresentava nenhum modelo de amor, mas formulava somente o preceito de amar. Jesus, ao invés, deu-nos a si mesmo como modelo e fonte de amor. Trata-se de um amor sem limites, universal, capaz de transformar também todas as circunstâncias negativas e todos os obstáculos em ocasiões para progredir no amor.Nos séculos passados a Igreja que está em Turim conheceu uma rica tradição de santidade e de generoso serviço aos irmãos – como recordou o Cardeal Arcebispo e o Senhor Prefeito – graças à obra de zelosos sacerdotes, religiosos e religiosas de vida ativa e contemplativa e de fiéis leigos. As palavras de Jesus adquirem, então, uma ressonância particular para esta Igreja, uma Igreja generosa e ativa, a começar por seus padres. Dando-nos o mandamento novo, Jesus nos pede que vivamos o seu amor, que é o sinal verdadeiro crível, eloquente e eficaz para anunciar ao mundo a vinda do Reino de Deus. Obviamente somente com as nossas forças somos fracos e limitados. Há sempre em nós uma resistência ao amor e em nossa existência há tantas dificuldades que provocam divisões, ressentimentos e rancores. Mas o Senhor prometeu-nos estar presente em nossa vida, tornando-nos capazes deste amor generoso e total, que sabe vencer todos os obstáculos. Se estivermos unidos a Cristo, poderemos amar verdadeiramente deste modo. Amar os outros como Jesus nos amou é possível somente com aquela força que nos é comunicada na relação com Ele, especialmente na Eucaristia, em que o seu Sacrifício de amor que gera amor se torna presente de modo real.Gostaria de dizer, então, uma palavra de encorajamento em particular aos Sacerdotes e aos Diáconos desta Igreja, bem como aos Religiosos e às religiosas, que se dedicam com generosidade ao trabalho pastoral. Por vezes, ser operário na vinha do Senhor pode ser cansativo, os compromissos se multiplicam, as exigências são muitas, os problemas não faltam: saibam obter diariamente da relação de amor com Deus na oração, a força para portar o anúncio profético de salvação; centralizem a existência de vocês no essencial do Evangelho; cultivem uma real dimensão de comunhão e de fraternidade dentro do presbitério, de suas comunidades, nas relações com o Povo de Deus; testemunhem no ministério o poder do amor que vem do Alto.A primeira leitura que escutamos apresenta-nos, justamente, um modo particular de glorificação de Jesus: o apóstolo e os seus frutos. Paulo e Barnabé, ao término de sua primeira viagem apostólica, retornam às cidades já visitadas e reanimam os discípulos, exortando-os a permanecerem firmes na fé, porque, como dizem eles, <> (At 14, 22). A vida cristã, caros irmãos e irmãs, não é fácil; sei que também em Turim não faltam dificuldades, problemas, preocupações: penso, em particular, naqueles que vivem concretamente a sua existência em condições de precariedade, por causa da falta de trabalho, da incerteza pelo futuro, pelo sofrimento físico e moral; penso nas famílias, nos jovens, nas pessoas anciãs que muitas vezes vivem a solidão, nos marginalizados, nos imigrantes. Sim, a vida leva a enfrentar muitas dificuldades, muitos problemas, mas é justamente a certeza que nos vem da fé, a certeza de que não estamos sozinhos, de que Deus ama cada um sem distinção e se faz próximo a cada um com o seu amor, que torna possível enfrentar, viver e superar a fadiga dos problemas cotidianos. Foi o amor universal de Cristo ressuscitado a impelir os apóstolos a saírem de si mesmos, a difundirem a palavra de Deus, a se dedicarem sem reservas aos outros, com coragem, alegria e serenidade. O Ressuscitado tem uma força de amor que supera todo limite, não se detém diante de nenhum obstáculo. E a comunidade cristã, especialmente nas realidades pastorais mais exigentes, deve ser instrumento concreto deste amor de Deus.Exorto as famílias a viverem a dimensão cristã do amor nas simples ações cotidianas, nas relações familiares superando divisões e incompreensões, ao cultivar a fé que torna a comunhão ainda mais sólida. Também no rico e variado mundo da Universidade e da cultura não falte o testemunho do amor de que fala o Evangelho de hoje, na capacidade da escuta atenta e do diálogo humilde na busca da Verdade, certos de que a própria Verdade vem ao nosso encontro e nos alcança. Desejo também encorajar o esforço, muitas vezes difícil, de quem é chamado a administrar a coisa pública: a colaboração para buscar o bem comum e tornar a Cidade sempre mais humana e vivível é um sinal que o pensamento cristão sobre o homem jamais é contra a sua liberdade, mas a favor de uma maior plenitude que somente numa "civilização do amor" encontra a sua realização. A todos, particularmente aos jovens, quero dizer que jamais percam a esperança, aquela esperança que vem do Cristo Ressuscitado, da vitória de Deus sobre o pecado e sobre a morte.A segunda leitura nos mostra justamente o êxito final da Ressurreição de Jesus: é a nova Jerusalém, a cidade santa, que desce do céu, de Deus, pronta como uma esposa se adorna para o seu esposo (cfr Ap 21, 2). Aquele que foi crucificado, que partilhou o nosso sofrimento, como nos recorda também, de modo eloqüente, o Santo Sudário, é aquele que ressuscitou e nos quer reunir todos em seu amor. Trata-se de uma esperança estupenda, "forte", sólida, porque, como diz o Apocalipse: <<(Deus) enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram>> (21, 4). O Santo Sudário não comunica, por acaso, a mesma mensagem? Nele vemos, como refletidos, os nossos sofrimentos nos sofrimentos de Cristo: "Passio Christi. Passio hominis". Justamente por isso é um sinal de esperança: Cristo enfrentou a cruz para colocar um limite ao mal; para fazer-nos entrever, na sua Páscoa, a antecipação daquele momento em que também para nós, toda lágrima será enxugada e não haverá mais morte, nem luto, nem lamento, nem fadiga.O trecho do Apocalipse conclui-se com a afirmação: <> (21, 5). A primeira coisa absolutamente nova realizada por Deus foi a ressurreição de Jesus, a sua glorificação celeste. Ela é início de toda uma série de "coisas novas", às quais participamos também nós. "Coisas novas" são um modo repleto de alegria, em que não há mais sofrimentos e opressões, não há mais rancor e ódio, mas somente o amor que vem de Deus e que transforma tudo.Cara Igreja que está em Turim, vim até vocês para confirmá-los na fé. Desejo exortá-los, com veemência e com afeto, a permanecerem firmes naquela fé que vocês receberam e que dá sentido à vida; a jamais perderem a luz da esperança no Cristo Ressuscitado, que é capaz de transformar a realidade e tornar novas todas as coisas; a viverem na cidade, nos bairros, nas comunidades, nas famílias, de modo simples e concreto o amor de Deus: "Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros". Amém.
Fonte: RV

Nenhum comentário: