"O respeito profundo pelas crenças, textos, grandes personagens e símbolos das diversas religiões é uma condição essencial da convivência pacífica dos povos. As consequências gravissimas das injustificadas ofensas e provocações à sensibilidade dos crentes muçulmanos são mais uma vez evidentes nestes últimos dias, pelas reações que suscitam, mesmo com resultados trágicos, que por sua vez aprofundam tensões e ódios, despoletando uma violência de todo aceitável. A mensagem de diálogo e de respeito por todos os crentes das diversas religiões que o Santo Padre se prepara para levar na próxima viagem ao Líbano indica o caminho que todos deveriam percorrer para construir juntos a convivência comum das religiões e dos povos na paz."
Como é sabido, graves tumultos tiveram ontem lugar, tanto na Líbia como no Egito, em manifestações violentas contra um filme produzido nos Estados Unidos e considerado blasfemo para o Islão. A pelícola em questão, do realizador israelo-americano, Sam Bacile, rediculizaria o Islão e a imagem do profeta Maomé.
Na Líbia, os desacatos tiveram lugar em Bengasi, junto do consulado norte-americano e provocaram a morte do Embaixador, J. Christopher Stevens, e de três funcionários. Horas antes, no Cairo, também ali junto da Embaixada dos Estados Unidos, onde uns 3 mil islamistas conseguiram saltar o muro do edifício e queimar a bandeira americana. Tudo isto aconteceu no dia 11 de setembro, no aniversário dos ataques contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque.
Fonte: RV
Nenhum comentário:
Postar um comentário